[OLPC Brasil] Nove equívocos e um acerto

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Thu May 17 00:41:04 EDT 2007

Caro Rodrigo,

Não creio que tenha havido qualquer descrédito dado à UFRJ nas
mensagens anteriores. Nem mesmo ao NCE ou qualquer outra divisão.
Trata-se de um ponto de discussão sobre um texto de um cidadão que —
graças à rede — quer mostrar ao mundo sua opinião sobre o OLPC.

As publicações em geral sobre o assunto tem sido progressivamente
redirecionadas, levando o foco das discussões para um nível acima da
tecnologia "per se" e, aos poucos, "percebendo" a dimensão real do
projeto.

Ainda assim, sempre haverá um ou outro que, simplesmente por ser
humano com acesso à rede, apresente suas idéias sobre alguns tópicos
de forma contrária à opinião de muitos dessa lista. Pessoas mapeiam o
mundo que as rodeia de acordo com elas mesmas. Esses mapas mentais
são mantidos por dogmas, convicções, experiências e ambientes.

A rede nos empodera. Seu ambiente pode enriquecer o mapeamento
exatamente por permitir que eu, você e mais quem seja, nos
expressemos ao mundo, e também que recebamos dele formas de controle
quase imediatas para alterar o nosso próprio mapeamento.

Sucesso no seu mestrado.

Paulo