[OLPC Brasil] Escolha de equipamento

Carlos Wagner Sousa da Costa cwagnersc at gmail.com
Wed May 2 09:44:22 EDT 2007

Caro Thiago.

Seria muito bom se no país houvesse real interesse por parte de nossos
administradores para um desenvolvimento real e sustentável, mas
infelizmente, devido à educação e cultura dadas ao nosso povo, temos os
políticos que aí estão.

Não há incentivos para a instalação de fábricas de componentes no país,
apenas montadoras de peças ou empacotadoras, que ganham o direito de
imprimir um selo "made in Brazil" e um pequeno desconto nos impostos de
produção e comercialização, e ganha um doce se alguém adivinhar quem faz
parte da lista de acionistas/donos dessas fábricas.

Também não há incentivos para a criação de programas e sistemas educativos
realmente nacionais e direcionados para cada uma das regiões do país.
Ficamos, dessa forma, reféns da soberania americana e seus métodos
educacionais industriais aliados às políticas atuais, que têm como objetivo
produzir números para justificar gastos e por conseqüência dar marges a
desvios e financiar a corrupção do setor educaional público.

O que o OLPC se propoêm vai de encontro a esse modelo, tirando vários
players e dando ao aluno e ao verdadeiro educador o poder de produzir e
transformar conhecimento em educação.

Não que a AMD e Quanta sejam anjos de candura, mas pelo que se sabe da
história da intel e Microsoft, eles bem que podem viver uns aninhos sem
pegar no dinheiro dos nossos impostos.

Poderíamos nos dar ao luxo de escolher fabricantes para os equipamentos, mas
o que há agora, na verdade, é uma corrida desenfreada dos demais fabricantes
de laptops para liberação de especificações mais "poderosas" de equipamentos
para alunos, e a justificativa de que vale mais um brinquedo melhor do que a
proposta pedagógica do OLPC.

Sugeri a um grupo de profissionais que irão implantar cursos técnicos aqui
no MA que usassem uma licença livre para a publicação de seus trabalhos. As
técnicas gostaram da idéia, mas isso foi há quase um mês e nunca mais tive
notícias.

Em 02/05/07, Thiago Adriano <thiago_adriano at yahoo.com.br> escreveu:

> Pessoal, acho que algumas pessoas não entenderam o que eu quis dizer... e
> agora eu também não estou entendendo o que algumas pessoas estão dizendo.
> Uma pergunta: Podemos escolher fabricante/modelo/cor para o Laptop?
>
> Se a resposta for negativa eu dou uma sugestão: Os pedagogos e professores
> que escrevam material didático eletrônico, publiquem GNU, e o pessoal da
> área tecnológica se encarrega de colocar o que cada professor quiser
> trabalhar dentro do laptop, ou num site na internet. O Laptop chega em
> nossas mãos e instalamos um software livre nele e pronto. Ninguém precisa
> [...]

/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \