[OLPC Brasil] Intel pautada pela OLPC

andresbiagi at softwarelivre.org andresbiagi at softwarelivre.org
Mon Mar 26 10:27:14 EDT 2007

Citando Jaime Balbino <jaimebalb at gmail.com>:

> Américo,
>
> Acho que houve um ato falho aqui. Acho que o modelo que todos nós
> defendemos é do "barato" (para facilitar a universalização) e "com
> qualidade" (para garantir seu uso, eliminar custo de manutenção,
> etc...).
>
> Podemos até ter modelos de baixa-qualidade, caros e baratos. Como
> ocorre hoje com celulares, TVs, carros e, principalmente,
> computadores. Mas isso já é assunto para o código de defesa do
> consumidor, isto é, uma questão de cidadania.
>
> Um abraço,
> Jaime Balbinoi
Concordo com o Jaime

Como poderiamos chamar de baixa qualidade um laptop com garantia de 5 anos!!

Quanto a capacidade reduzida, isso deve ser visto dentro de todo o
projeto, com os servidores, computação distribuida etc...

Quem viveu toda a história do Surgimento do PC sabe que 256mb estão
longe de ser "pouca"  memória, demoramos 10 anos para ultrapassar os
640kb dos velhos 486, só  no final da década de de 80 e inicio dos 90
começaram a surgir pentes de memória de maior capacidade !
Processadores de 100mhz eram um luxo e foram pouco à pouco invandindo
as empresas. Em 1998, faziamos campanhas publicitárias usando máquinas
de 300Mhz, photoshop, coreldraw etc...

Nem sequer sonhavamos com máquinas de 4giga hertz !

Já vi noticias que dão conta do novo processador do OLPC seria um
Geode 700, máis rápido, 466mhz, mais eficiente !!

Se transportem para 1998-1999, niguém tinha uma máquina dessas, nem os
mais ricos ! Não dá para rodar o Windows Vista, que bom, uma barreira
inicial importante, benéfica !!

Viva a computação verde do OLPC ! Viva a engenharia que permite esse
dispositivo de interação social, benefiando quem nunca, jamais foi
alvo de projetos sérios da industria de hardware !

Andres