[OLPC Brasil] Ecologia da terra abandonada ou quase

Alberto Vianna albertovianna at terra.com.br
Sat Mar 10 00:34:02 EST 2007

Olá amigos,

Na minha cidade, acerca de 05 anos atrás, o governo municipal entendeu
de criar "laboratórios de informática" nas escolas municipais com as
seguintes características físicas(em geral):
dez computadores, uma impressora, acesso à internet, mobiliário, equipe
de manutenção de hardware e de instalação/recuperação de sistemas(SO,
home office, compactadores, etc.). Utiliza-se também de alunos de uma
escola técnica local como estagiários para garantir o funcionamento
adequado dos equipamentos no dia-a-dia das escolas. Até aí, tudo bem!
Mas e a utilização dos equipamentos? Para que tudo isso? Bem, que tal
montagem tenha sido ou venha a ser usado como "moeda-política", acho
bobagem discutir. Foi e será usada, pronto!
Pode-se observar, mesmo superficialmente, que o ambiente construído está
praticamente inexplorado pelos professores. Os alunos utilizam o
ambiente com interesses particulares que envolvem, predominantemente, a
utilização de chats, orkut e visitas a sites que passam longe dos
conteúdos curriculares.
Não há observações a respeito do aproveitamento do ambiente com crianças
na faixa etária entre 7 e 10 anos. Mas, pode-se deduzir o óbvio: deve,
na melhor das hipóteses, ser utilizado para "joguinhos". O termo
utilizo-o no diminutivo e entre aspas porque refere-se a uma prática que
pode e deve ser bastante positiva, sob o ponto de vista educacional;
entretanto sua utilização não é neste sentido. São utilizados para
passar o tempo dos alunos e para dizer para os pais e para os dirigentes
que o laboratório é utilizado, não mais do que isto. Se está havendo
benefícios pedagógico é um mero acidente.
Neste contexto não parece haver esforços da Secretaria de Educação no
sentido de prover de sentido pedagógico todo o aparato físico montado
pelo município. Refiro-me a um sentido global para a rede municipal de
ensino e não os que resultem de esforços individuais deste ou daquele
professor mais sensibilizado ou preparado para integrar o espaço
tecnológico em tela na dinâmica do processo de aprendizagem de sua matéria.
Creio que minha cidade é uma das mais privilegiadas do Brasil: afinal,
pôde construir e manter esta infra-estrutura nas escolas municipais,
apesar de todos os equívocos cometidos. Creio também que a concretização
do projeto UCA herdará do modelo atual todos os problemas que aqui foram
apontados... ou não? Será que há alguma luz no fim do túnel? Basta uma
máquina na mão de cada criança e tudo estará resolvido? Afinal o UCA é
para resolver o quê?

Alberto.