[OLPC Brasil] OT: Nassif fala com COC sobre as mentiras da Veja

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Tue Jun 19 22:56:19 EDT 2007

O repórter Luiz Nassif falou com o presidente do COC sobre a matéria
do panfleto Veja. É exatamente assim que a revista mentirosa funciona.
Mas a culpa não é dos repórteres, é dos editores encastelados na
marginal Pinheiros.

Por via das dúvidas, façam como a profa. Léa Fagundes: jamais dêem
entrevistas para a Veja.

Segue a materinha:

A palavra do COC

Conversei com Chaim Zaher, dono do COC, para entender melhor esse
"imbróglio" com o material didático. Seu relato:

"Pouco tempo atrás fui procurado por uma repórter de "Veja", que
resolveu fazer uma matéria sobre o material didático do COC, pelo fato
de termos sido premiados pela qualidade do material. A matéria saiu
com muitos elogios.

Pelo que me parece, a revista não estava informada sobre a entrada da
Abril nesse mercado. Não sei o que aconteceu internamente, mas na
edição seguinte da revista Cláudia, a Abril anunciava sua entrada no
mercado, mencionava o Anglo e o Objetivo, e não fazia nenhuma menção
ao COC, que, segundo a matéria da "Veja", era o mais premiado. Aí, a
denúncia da jornalista, mãe de uma aluna, caiu em seu colo e fizeram
aquele carnaval.

Jamais declarei à repórter que o COC errou nos trechos mencionados,
como saiu publicado. O que lhe disse é que todo material didático está
sujeito a erros, e isso acontece com o nosso material e com os de
todos nossos concorrentes. E que nosso trabalho é ir corrigindo os
erros, quando identificados. Ela colocou que eu teria admitido os
erros.

O material "Conjugando o Empresário" não consta das apostilas do COC.
Foi um professor do "Pentágono" que copiou esse texto do vestibular da
UFMG e distribuiu para seus alunos, na sua classe. Tanto que nenhuma
outra escola tem esse material. Expliquei para a repórter, mas
colocaram na reportagem de tal maneira que ficou parecendo que o
material era do COC.

Mandei uma carta para a revista, pedindo que retificassem o que me foi
atribuído. Não publicaram a carta. Muitos pais de alunos do COC
mandaram cartas à revista com cópia para mim. Nenhuma saiu, só as
cartas contrárias, e que se basearam na matéria da "Veja".

Recebi muitos telefonemas de solidariedade, mas ninguém quer dar a
cara para bater, temendo retaliação da revista".

http://z001.ig.com.br/ig/04/39/946471/blig/luisnassif/2007_06.html#post_18878979

atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]