[OLPC Brasil] FUD indiano no IDG

Carlos Wagner Sousa da Costa cwagnersc at gmail.com
Tue Jul 31 22:23:17 EDT 2007

Há uns dois dias atrás comentei com algumas pessoas ligadas a uma Secretaria
de Educação sobre o UCA e a solicitação de censura de alguns conteúdos por
parte da escola ou sistema de acesso à Internet, e eis que uma dessas
pessoas veio com a seguinte resposta: "Não há que se admitir que alguém
venha usar um recurso público para alimentar e sexualidade. Que procure
outro lugar pra visitar esse tipo de site. Tem que bloquear e pronto!" O que
foi prontamente concordado pelo outro interlocutor.

A conversa não prosseguiu a diante, pois tínhamos que continuar com a
exposição da apresentação de um sistema.

Gostaria de saber dos colegas da turma a quantas anda a discussão sobre o
assunto censura de conteúdo no OLPC. Qual metodologia será adotada, se além
do tão solicitado treinamento das novas ferramentas, haverá um treinamento
dos novos pensamentos, pois não será apenas uma nova maneira de se mostrar o
conteúdo, mas sim uma nova maneira, de se educar, de fato.

E como lidamos com seres humanos, e de uma complexidade muito maior que
podemos admitir, a resistência ao novo é e sempre será um entrave para a
implantação e o aperfeiçoamento de algo que tem tudo para revolucionar o
mundo. E o melhor de tudo é que os ditos países pobres serão o berço dessa
revolução.

Saúde e Paz a todos.

P.S.: no penúltimo parágrafo falo dos professores que terão que terão que
educar as crianças da geração Internet.

Em 31/07/07, Denise Vilardo <dvilardo at gmail.com> escreveu:

> *** ***** **** Caros companheiros da lista,
>
> O medo é uma coisa muito triste mesmo...
>
> E, pra não perder o jeito, e a oportunidade... não posso deixar de lembrar
> de Paulo Freire quando, em 1968, falou na sua "Pedagogia do Oprimido", em
> relação ao medo da liberdade: *"nos oprimidos, o medo da liberdade é o
> medo de assumi-la. Nos opressores, é o medo de perder a "liberdade*" de
> oprimir."
>
> Apesar do desuso das categorias opressores X oprimidos, continua atual ou
> é impressão minha?

> [...]

/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \