[OLPC Brasil] Banco de atividades para o XO

Denise Vilardo dvilardo at gmail.com
Wed Jul 4 22:08:32 EDT 2007

Olá, Nathalia

que bom que você descobriu o nosso espaço - que é pra ser de todos -.
Andamos divulgando algumas idéias iniciais por ali já há alguns meses e
divulgamos aqui na lista.

Minha maior dificuldade para criar atividades pedagógicas é saber "o que é
possível ser feito com as pequenas máquinas...". Por isso tenho insistido
tanto aqui na lista na necessidade de começarmos a caminhar juntos
(professores + desenvolvedores), porque estou certa que subutilizo os
programas.

Aproveito para divulgar novamente o *1º Encontro sobre laptops na Educação*
*

DATA: 14/07/2007
HORÁRIO: 10h às 17h
ENDEREÇO: Rua Passo da Pátria, 156, sala 330 bloco D, Escola de Engenharia,
Campus da Praia Vermelha, UFF - São Domingos, Niterói/RJ.*

O 1º Encontro sobre laptops na Educação surge da necessidade de
compartilharmos informações a respeito do Projeto UCA – Um Computador por
Aluno - que vem sendo desenvolvido no Brasil, institucionalmente, desde o
início de 2007. É um projeto baseado nas propostas da Organização sem fins
lucrativos "One Laptop per Child" (OLPC).

É também necessário e urgente, repensarmos as metodologias pedagógicas, os
ambientes educacionais dentro e fora da tradicional sala de aula, a ética e
os valores humanos na comunicação no mundo digital; e acreditamos que a
articulação entre os profissionais das diversas áreas da sociedade seja
fundamental para tentarmos compreender os processos desse novo mundo no qual
já estamos inseridos. Falamos de uma reforma radical nas concepções de
ensinar e de aprender com as quais temos lidado até então.

Pretendemos que esse seja o primeiro de uma série de Encontros, e que essa
idéia percorra todo o país, mobilizando educadores, desenvolvedores de
sistemas e outros interessados no assunto.

Essa é uma iniciativa particular, colaborativa, envolvendo profissionais de
diferentes áreas (Educação, Engenharia, Informática).

Contamos com o apoio da Universidade Federal Fluminense – Escola de
Engenharia – e do Colégio Graham Bell/RJ.

*Inscrições gratuitas:*
http://www.colegiogbell.com.br/esle/<http://www.peabirus.com.br/redes/form/redirect?form=redir&url=687474703A2F2F7777772E636F6C6567696F6762656C6C2E636F6D2E62722F65736C652F>

Um grande abraço a todos

Denise Vilardo