Re: [OLPC Brasil] Laptop educacional da Intel usará Linux

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Fri Jan 12 12:47:11 EST 2007

Ok Paulo,

Mas isto deveria ser regra, não exceção. Deve existir um acordo tácito
para que este tipo de coisa aconteça em larga escala e que se dê
preferências por este tipo de intercâmbio,.

Outra coisa também, mais difícil, é que isso deveria acontecer não só
entre plataformas diferentes que rodam o mesmo programa . Deveríamos
ter formatos de arquivos que permitissem a leitura/importação para
outras plataformas, pelo menos das informações mais básicas. Algo como
um XML/DTD que é usado pelo OpenDocument, DocBook, DublinCore,
Wikipedia, Scorm e IMS-LD (citei vários campos de conhecimento:
documentos "office", bliblioteconomia, internet e educação a
distância).

Pode ser pedir demais para agora, mas em EAD estamos caminhando para
isso. O formato OpenDocument é avançado o suficiente para ser
referência nisso. Tudos esses esforços e experiências poderiam ser
integrados em benefício da educação em geral.

Imaginem você ir num site, pesquisar, escolher e colaborar com um
roteiro de aula e depois escolher em QUAL FORMATO e para QUAL PROGRAMA
você quer baixá-lo.

Isso não é futurologia. O IMS Content Package e o LOM (Metadados para
Objetos de Aprendizagem) são exemplos de normas XML para este tipo de
trabalho. A UNED desenvolveu um programa colaborativo de autoria para
professores com eles e o IMS-LD (Learning Design). O Reload
(http://www.reload.ac.uk/) é um programa para criação de roteiros e
gravação em formato XML legíveis por sistemas que aceitam SCORM e
IMS-LD.

O desafio agora é tornar estas tecnologias mais acessíveis ao
professor comum. Acho obrigatório também entrarmos neste barco para
viabilizar a pesquisa e intercâmbio da enorme produção que virá.

Um abraço,
Jaime.

--
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
jaimebalb at gmail.com