[OLPC Brasil] Licença do Squeak?

Alexandre Oliva lxoliva at fsfla.org
Wed Jan 10 12:04:29 EST 2007

On Jan  9, 2007, Jecel Assumpcao Jr <jecel at merlintec.com> wrote:

> Logo na sua primeira palestra ele falou um Windows.

Sim, mas a Microsoft vai ter de penar pra alguma coisa sequer parecida
com o Vista rodar ali.

> Eu tinha visto isso, mas meu conselho continua válido.

?!?

Contratar outro advogado não vai tornar a licença livre.

É fato que qualquer um pode usar o software de acordo com os termos da
licença, e ela respeita uma porção de liberdades, mas não o suficiente
para se qualificar como licença de Software Livre, portanto está fora
do escopo do projeto UTUTO.

> Acho que eles vão ter que adotar outros planos.

:-(

> E como vão fazer com relação ao código binário da Marvell para a rede
> wireless?

Não sei quais os planos deles.  Talvez viver sem a rede wireless, por
considerar que a liberdade vale mais que ela.  Ou talvez participar do
desenvolvimento do driver livre.

> Também não adianta tentar convencer o Alan Kay e Kim Rose já que
> eles estão fazendo tudo o que podem em relação à licença do Squeak.

Se eles já entendem a urgência de que o projeto Squeak esteja
disponível sob licença livre, de fato não há mais o que fazer senão
esperar por um desfecho o mais cedo possível.

Valeu,