[OLPC Brasil] Licença do Squeak?

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Tue Jan 9 19:50:50 EST 2007

Alexandre,

Deculpe a demora em responder. Meu "provedor" de email está com um
problema e eu estava esperando ele ser resolvido. Como isso não
aconteceu até o momento e eu tenho o fonte completo do meu software
cliente de email (Celeste escrito em Squeak) eu modifiquei
temporariamente o funcionamento dos "sockets" TCP/IP para compensar o
problema.

> [problemas com Ubuntu]

Certo.

> A estratégia do Negroponte para distrair a Microsoft parece ótima ;-)

Desde o início ele deixou bem claro que o OLPC iria fornecer um certo
conjunto de software mas que cada comprador poderia adotar isso ou não.
Logo na sua primeira palestra ele falou um Windows. Da mesma forma que
você está falando no UTUTO no lugar da versão do Fedora que o OLPC vai
distribuir. Cada país vai ter que decidir o que quer.

> [...]
> do hardware ao software, a ponto de investir desde o desenvolvimento
> de BIOS livre até batalhar pelo relicenciamento do Squeak, fica claro
> que há um forte alinhamento com as medidas práticas adotadas por
> entusiastas tanto do Software Livre quanto do Código Aberto, mesmo se
> as motivações forem diferentes.  O resultado pode ser um pouco
> diferente do que seria se houvesse comprometimento completo com alguma
> dessas ideologias, mas parece-me que avanços para ambos os grupos tem
> havido em função da adoção do OLPC, e haverá ainda mais avanços à

Por enquanto os detalhes do hardware não estão disponíveis ao público e
eles ainda não resolveram o que querem fazer em relação a patentes nas
partes novas do projeto (essencialmente a tela). Mas eu acho que o
coração deles está no lugar certo e que todos nós ficaremos contentes
com o resultado final.

> Já foi feito, veja
> http://www.fsf.org/licensing/licenses/index_html#NonFreeSoftwareLicense
> e procure por Squeak.

Eu tinha visto isso, mas meu conselho continua válido.

> Não precisa ser um 3.9, pode ser o que o pessoal do OLPC estiver
> usando para o desenvolvimento hoje.  O importante é que, se houver
> interesse em que UTUTO tenha essa ferramenta, para que o OLPC na
> Argentina tenha Squeak, eToys e tudo o mais, uma versão precisa ser
> disponibilizada para eles sob licença livre o quanto antes.  Senão,
> eles vão ter de ir em frente com outros planos, e aí corre-se o risco
> de que seja tarde demais para integrar Squeak, eToys e tudo o mais.

Acho que eles vão ter que adotar outros planos.

E como vão fazer com relação ao código binário da Marvell para a rede
wireless? O plano é que alguém vai um dia escrever uma versão disto como
software livre mas por enquanto ninguém esta trabalhando nisso.

> Já pensou se o Negroponte tivesse ouvido esse seu conselho e por causa
> dele desistido do projeto? ;-)
>
> Tentar pode valer a pena, mesmo que no fim não dê certo.

Note que eu tenho meu próprio projeto de computador educacional baseado
em Smalltalk onde não apenas 100% do software do sistema é livre
(licença MIT) mas também todo o hardware, incluindo o microprocessador.
Assim, não adianta você ficar tentando me convencer (veja o exemplo que
dei sobre meu uso de software livre de cliente de email no início desta
carta). Também não adianta tentar convencer o Alan Kay e Kim Rose já que
eles estão fazendo tudo o que podem em relação à licença do Squeak.

-- Jecel