[OLPC Brasil] Licença do Squeak?

Alexandre Oliva lxoliva at fsfla.org
Mon Jan 8 11:30:47 EST 2007

On Jan  8, 2007, Jecel Assumpcao Jr <jecel at merlintec.com> wrote:

> Por outro lado o Squeak está sendo distribuido sob s licença Squeak-L no
> Ubuntu e suas variações, e pelo que sei eles também tem a filosofica de
> software 100% livre.

Ubuntu nunca teve essa filosofia, infelizmente.
http://www.ubuntu.com/ubuntu/licensing

Foi justamente por não ter essa filosofia que surgiu o projeto
gNewSense, que é o Ubuntu menos todo software não livre presente nele.

UTUTO é outra distribuição 100% livre, mas construída de modo
independente, ou seja, não é baseada no Ubuntu ou qualquer outra
distribuição, livre ou não.

> O OLPC é um projeto educacional, não um projeto de divulgação de
> software livre.

Entendo isso.  Da mesma forma que UTUTO não é um projeto educacional,
é um projeto de Software Livre.  Só estou buscando uma forma de
convergir os dois interesses.  Ter uma licença livre pro pessoal do
UTUTO começar a integração permitiria que, quando a versão mais nova
fosse disponibilizada numa licença de software livre, o upgrade fosse
viável.  Sem essa licença, eles podem acabar fazendo planos de
contingência diferentes, já que não podem contar ou mesmo experimentar
o software antes que ele esteja disponível de maneira livre.

> tem um cara que só aceita o GPL no seu projeto

Se "projeto" é um único pacote de software, ele nem tem muita opção.
Se o software é GPL, incluir código com uma licença incompatível é
ilegal.

Se "projeto" é uma distribuição, isso soa como boato ou FUD, pois não
há qualquer distribuição que só inclua código GPL.

Você pode citar nomes, pra esclarecer a situação?