[OLPC Brasil] Licença do Squeak?

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Mon Jan 8 11:20:17 EST 2007

Alexandre Oliva escreveu:

> Então, é dessa outra versão que o pessoal do UTUTO precisaria, pra
> poderem sequer considerar o uso desse software.  UTUTO, como
> distribuição 100% livre 100% comprometida com Software Livre, não pode
> nem considerar o uso de um software com licença não livre, mesmo que
> as liberdades que essa licença busca cercear não tivessem efeito
> prático algum sobre aquele software em particular.

Por outro lado o Squeak está sendo distribuido sob s licença Squeak-L no
Ubuntu e suas variações, e pelo que sei eles também tem a filosofica de
software 100% livre.

> Enquanto isso, se for possível providenciar a disponibilização de
> alguma versão do Squeak sob licença livre, o pessoal envolvido com
> OLPC e comprometido com a liberdade agradece.

O OLPC é um projeto educacional, não um projeto de divulgação de
software livre. Do ponto de vista educacional o Squeak 1.1 é muito menos
interessante do que o Squeak 3.8 (a versão incluida nas atuais imagens
do OLPC). Se você está criando uma distribuições com outras prioridades
então por enquanto a solução é esperar a Kim terminar seu trabalho de
relicenciamento. Note que para algumas pessoas nem isso vai ser
suficiente - tem um cara que só aceita o GPL no seu projeto e nem o APSL
2 e nem a licença do Apache são compatíveis com GPL.

-- Jecel