[OLPC Brasil] Licença do Squeak?

Alexandre Oliva lxoliva at fsfla.org
Sat Jan 6 20:22:57 EST 2007

On Jan  5, 2007, Jecel Assumpcao Jr <jecel at merlintec.com> wrote:

> http://www.vpri.org/Squeak1.1-APSL.zip

> A versão com licença Apache deve ser identica a esta a não ser pelo
> conteudo do arquivo license.txt. Não sei se isto está disponível em
> algum lugar.

Então, é dessa outra versão que o pessoal do UTUTO precisaria, pra
poderem sequer considerar o uso desse software.  UTUTO, como
distribuição 100% livre 100% comprometida com Software Livre, não pode
nem considerar o uso de um software com licença não livre, mesmo que
as liberdades que essa licença busca cercear não tivessem efeito
prático algum sobre aquele software em particular.

> É claro que os autores já mortos e os que não puderem ser encontrados
> não irão dar permissão

Para os já mortos, precisaria de permissão de seus sucessores legais.
Já os que não puderem ser encontrados representam uma dificuldade
maior.

> (problema semelhante ao que o Linux enfrentaria
> se quisesse adotar o GPLv3)

Exceto que, pelos números que você mencionou, tem umas 2.5 ordens de
grandeza separando os dois casos ;-)

> Só que quase a totalidade do código novo foi escrito por apenas uns
> 3 ou 4 autores que concordaram com a troca de licença antes mesmo do
> início oficial do projeto do Craig e da Kim.  Substituir o código de
> uns poucos autores não é realmente um problema.

Muito bom!  Vamos torcer para que dê certo.

Enquanto isso, se for possível providenciar a disponibilização de
alguma versão do Squeak sob licença livre, o pessoal envolvido com
OLPC e comprometido com a liberdade agradece.

Abraço,