[OLPC Brasil] Licença do Squeak?

Alexandre Oliva lxoliva at fsfla.org
Fri Jan 5 12:40:06 EST 2007

On Jan  5, 2007, Jecel Assumpcao Jr <jecel at merlintec.com> wrote:

> Note que o Squeak *sempre* foi software livre, de modo que é muito
> estranho que você tenha lido isto em squeak.org

Fontes são software, e a licença não respeita as liberdades em relação
aos fonts, portanto a licença não é uma licença de Software Livre.

> Algumas pessoas reclamaram do APSL 2 e o Alan Kay voltou a apelar
> pessoalmente para o Steve Jobs e conseguiu que a Apple relicenciasse o
> Squeak 1.1 com a licença atual do Apache, que também é aprovada pela FSF
> e OSI. O pessoal da OLPC ficou contente com esta opção. Assim, a
> situação atual é que o Squeak 1.1 está disponível sob 3 licenças:
> Squeak-L, APSL 2 e Apache.

Obrigado pelos esclarecimentos.  Sabe me dizer onde se pode obter o
software, ainda que antigo, sob essa licença?

> pedindo que eles enviem para ela uma carta impressa e assinada
> autorizando o relicenciamento do seu código sob a licença do X
> Window (conhecida como licença MIT). Este processo deve estar
> totalmente concluido antes do lançamento oficial do OLPC, de modo
> que para todos os efeitos você pode considerar o Squeak como usando
> uma combinação de licenças Apache (para código original da Apple) e
> MIT (para os 90% que foram escritos depois).

A idéia é boa, mas se um único autor se opuser a isso, o plano não vai
funcionar, a não ser que o código dele seja removido.  Infelizmente,
não dá pra contar que todo mundo vá concordar com esse
relicenciamento.

Há algum plano de contingência?