[OLPC Brasil] Licença do Squeak?

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Fri Jan 5 13:12:58 EST 2007

Alexandre Oliva escreveu:
> Segundo o site so Squeak, a licença ainda é uma licença não livre.

Note que o Squeak *sempre* foi software livre, de modo que é muito
estranho que você tenha lido isto em squeak.org

Mas como foi o primeiro software da Apple a usar uma licença livre, a
falta de experiência fez com que fossem incluídas algumas clausulas que
não agradaram certos grupos da comunidade de software livre. A Free
Software Foundation achou ruim que a licença não permitia a exportação
para países que a lei americana não permite. A turma do Debian não
gostou da cláusula de indenização à Apple por processos movidos por
terceiros. Outros reclamaram que os "fonts" da Apple não poderiam ser
extraídos e usados em outros produtos fora o Squeak (acho que estes
fonts nem estão mais em versões mais recentes do Squeak).

Entre as motivações para tornar o Squeak software livre é que os
criadores estavam saindo da Apple para ir para a Disney e eles queriam
continuar usando o software - se liberassem para todo mundo eles também
estariam liberando para sua nova empresa. Os advogados da Disney (que
são bem chatos em geral) examinaram a licença com cuidado e aprovaram
seu uso. Em diversas outras ocasiões a licença foi avaliada por
profissionais e liberada para uso em produtos. Mas os leigos que adoram
discutir estes assuntos sempre reclamaram em alto e bom som da Squeak-L
(http://www.squeak.org/SqueakLicense/) .

Como isso causou problemas no projeto OLPC e também no OpenCroquet o
Alan Kay conseguiu que a Apple concordasse em relicenciar o Squeak com a
licença APSL 2.0 que é aprovada tanto pela FSF como pela OSI. Mas a
Apple só podia fazer isso para a versão 1.1 do Squeak de 1996 já que o
que foi desenvolvido depois disso foi na Disney e muitos outros lugares.

> Mas o Walter Bender anunciou faz uns meses, em seu blog, que
> conseguiram um relicenciamento sob a Apache License.

Algumas pessoas reclamaram do APSL 2 e o Alan Kay voltou a apelar
pessoalmente para o Steve Jobs e conseguiu que a Apple relicenciasse o
Squeak 1.1 com a licença atual do Apache, que também é aprovada pela FSF
e OSI. O pessoal da OLPC ficou contente com esta opção. Assim, a
situação atual é que o Squeak 1.1 está disponível sob 3 licenças:
Squeak-L, APSL 2 e Apache.

Os Squeaks mais recentes continuam disponíveis apenas sob o Squeak-L,
mas o Craig Latta identificou todos os que contribuiram para o Squeak
desde a versão 1.1 e a Kim Rose do Viewpoints Research Institute (o
grupo do Alan Kay) enviou um email para cada um deles pedindo que eles
enviem para ela uma carta impressa e assinada autorizando o
relicenciamento do seu código sob a licença do X Window (conhecida como
licença MIT). Este processo deve estar totalmente concluido antes do
lançamento oficial do OLPC, de modo que para todos os efeitos você pode
considerar o Squeak como usando uma combinação de licenças Apache (para
código original da Apple) e MIT (para os 90% que foram escritos depois).

-- Jecel