[OLPC Brasil] Sobre as iniciativas oficiais na Europa

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Thu Jan 4 07:07:06 EST 2007

Não sou eu que estou dizendo... :) Mas faço minhas as palavras postas
hoje pelo Américo em seu Blog:
http://digitalmediauniverse.blogspot.com/2007/01/na-moita-at-agora-mas-existe.html

Na UE a definição das linhas de desenvolvimento, a organização dos
projetos e sua avaliação são, em tese, bem semelhantes ao brasileiro.
Com a diferença de que a maioria dos relatórios e resultados são
tornados públicos durante a pesquisa/desenvolvimento. Não raro os
projetos  preveem já no seu escopo a construção de sites e ambientes
colaborativos para divulgação, transparência e sugestões.

Em uma dissertação minha de 2004, consegui analisar 3 grandes
iniciativas européias ainda em andamento somente através do
organograma inicial, seus relatórios obrigatórios públicos (alguns
eram restritos), ambientes de colaboração e contato direto com os
responsáveis por email.

Para ter idéia de como funciona, analisem o conteúdo do site da IST da
UE (http://cordis.europa.eu/ist/). Sugiro como exemplo o projeto
Alfanet da UNED, já finalizado (http://rtd.softwareag.es/alfanet/). O
seu relatório D12 (estado da arte do e-learning) tornou-se um
clássico, apontando tendências tecnologicas na educação que só tem se
confirmado com o tempo
(http://rtd.softwareag.es/alfanet/PublicDocs/ALFANET_D12_v1.zip).

Um abraço,

Jaime Balbino Gonçalves da Silva
http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia
PROFSTA Tecnologia e Educação - TV Educativa Corporativa.
Learning Designer e Consultor em sistemas de ensino

PS: Não posso resistir em dar outros dois exemplos:
Unfold - projeto destinado a criar mecanismos para divulgação e debate
sobre a criação de padrões abertos para a gerência e organização de
redes de aprendizagem
(http://cordis.europa.eu/ist/telearn/fp6_unfold.htm).
Página do projeto: http://www.unfold-project.net/
Também há a maravilhosa biblioteca virtual de um dos parceiros:
http://dspace.ou.nl.

TENCompetence: desenvolver uma estrutura completa (modelos e
ferramentas) para a aprendizagem continuada (lifelong learning).
(http://cordis.europa.eu/ist/telearn/fp6_tencompetence.htm)
Página do projeto: http://www.tencompetence.org/