Re: [OLPC Brasil] <Chá Quente> - OLPC: o servidor empaca, a MPB (finge que) ajuda

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Wed Feb 28 14:42:00 EST 2007

Qualquer declaração que venha do governo federal será contraditória.

Temos apoiadores, detratores e neutros do projeto do 1o ao último
escalão. Quando 1 fala que a coisa está assim, surge outro dizendo que
está "assado".

Foi assim com todas as declarações do gabinete do presidente.
Excetuando-se o próprio, que tem declarado interesse na idéia do UCA,
se não na proposta da OLPC.

A fabricação dos servidores no Brasil é sim uma "molhada de bico". Não
há motivo justificável para isso, já que a "tecnologia" é banal e o
custo pode ser reduzido ao mínimo aceitável em qualquer lugar do
mundo.

O fato dessa proposta ter partido do Negroponte/OLPC, só mostra como
falta política de desenvolvimento neste país, pois o governo foi
incapaz de bolar uma proposta mais ousada e interessante.

Essa letargia na questão economico-desenvolvementista termina por
favorecer mesmo a fabricação lá fora a um custo muitíssimo menor que a
produção local.

Lembrando que a produção local, nos termos atuais, não agrega
praticamente nada em termos de conhecimento e empregos.

O LSI/USP cotou a importação de peças (tela, teclado e demais
componentes) para a fabricação local de modelos semelhantes ao XO, com
"know-how" local. Eles não conseguiram nenhum valo concreto, pois os
fabricantes destes componentes só dizem o preço se você "provar" que
tem condições de absorver quantidades absurdamente enormes de sua
produção.

Ou seja, estes fabricantes de peças se tornam praticamente um
"departamento externo" da fábrica: ajudam no seu projeto, fabricam em
grande escala para você e cumprem prazos/preços de acordo com seu
produto.

É fazendo isso que a câmera de vídeo embutida no XO, de ótima
resolução, custa somente US$ 2,00. É fazendo isso que o XO inteiro sai
por somente US$ 150,00. É por isso que a encomenda mínima é de 5
milhões de unidade. E é por isso que, mesmo o Brasil não aderindo ao
projeto, ele pode acontecer em pelo menos 5 outros países até 2008.

Um abraço,
Jaime.