Re: [OLPC Brasil] OLPC como dominação cultural dos EUA?

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Thu Feb 22 11:31:40 EST 2007

On Feb 22, 2007, at 10:23 AM, Jaime Balbino wrote:

> Esclareçam-me por favor!
>
> O Ututo não estava se adaptando ao XO? Com a pretensão inclusive de
> ser uma distribuição 100% GNU para este aparelho? (Caso a OLPC não
> cumpra todas as exigências do FOSS).

Insisto no caso da "raposa e das uvas" por mim citado em post
anterior. O Sr. Oliveira não só subscreve a essa lista, como é
possuidor de um dos primeiros protótipos funcionais, que lhe foi
enviado pela Quanta. Até para, entre outras coisas, realizar a
adaptação, coisa aliás realizada (creio eu) em meados do ano passado.

> O Daniel Oliveira também é assinante desta lista. Talvez ele mesmo
> pudesse esclarecer o que de fato aconteceu para que surgisse tanta
> discordância...

Com o devido respeito ao Sr. Oliveira e seus princípios (e as
prováveis diferenças entre o grupo educ.ar e os responsáveis pelo
UTUTO e seguidores de Stallman). O que me pareceu, a partir da nota
publicada, é que o ambiente onde foi proferida a declaração é um
ambiente notoriamente hostil ao "imperialismo ianque", portanto
plenamente favorável a ataques - verdadeiros ou não - a instuituições
americanas e projetos a elas ligadas.

Não penso que tenhamos que ser radicais in extremis, negando grandes
iniciativas por conta de suas brechas tecno-políticas. Nmmo, o que já
deviamos estar fazendo - e há muito tempo - é discutir o 'como fazer'.

Nos idos de dezembro de 2005, numa reunião promovida pelo MEC na USP,
cheguei a dizer que as discussões sobre 'como devia ser a máquina,
como e onde deveria ser produzida etc etc, eram inócuas'; a Quanta
acabara de ser escolhida, e que seria mais útil e producente falar da
necessária capacitação docente, além de uma pequena reforma
curricular para adotar o novo paradigma. Voto vencido.

Mais de ano depois, aqui, e em inúmeros outros lugares, a discussão
cansativa sobre a famigerada tecnologia renitentemente continua. Pra
quê? Para o diletantismo dos iniciados? Para o noticiar do que "vai
pelo mundo"? Pra manter o calor da lista????

Vai chegar o momento que, na falta de idéia melhor, a organização
OLPC sugerirá o 'como'. Aí serão debatidas inflamadamente as
diferenças culturais e regionais. Em cima da hora e da perna...

É triste.

abs,
Paulo