Re: [OLPC Brasil] OLPC como dominação cultural dos EUA?

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Thu Feb 22 08:36:05 EST 2007

Em 22/02/07, andresbiagi at softwarelivre.org<andresbiagi at softwarelivre.org>
escreveu:

> Jaime, como Pedagogo  podes concordar ou não com Piaget, mas não
> acredito que se possa fazer uma "dominação cultural" aplicando o
> construtivismo... não consigo vislumbrar algo tão contraditório quanto
> essa infeliz e irrespónsável declaração!

Agradeço os esclarecimentos, Andres. Concordo que pela baixa qualidade
da argumentação [desculpe aí Daneil, mas é o que acho também] é
estranho o texto ter ganho tanto destaque.

Sobre "dominação cultural" e "construtivismo", digo que é possível sim
essa relação, mas só se o "construtivismo" estiver apenas no discurso.
Não creio que a OLPC precise provar sua prática construtivista, basta
olhar alguns de seus ilustres membros, seus trabalhos e contribuições
para a própria definição do campo pedagógico (como Papert e David
Cavallo).

Um abraço,
Jaime Balbino

--
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
jaimebalb at gmail.com