[OLPC Brasil] Nova cara do OLPC não fica bem no XO

"João Bosco A. Pereira Filho" jpf at certi.org.br
Thu Feb 1 10:59:01 EST 2007

Ola pessoal!

Jaime Balbino escreveu:
> É Jecel, aparentemente fica sem sentido e irreal discutir isso se, em
> tese, o XO "aguenta" essa resolução. Mas a tela do XO é pequena (7,5')
> e as fontes do site são bem fininhas. O Américo pode dizer se ele vê
> bem este site em sua máquina.
>
> Um abraço
> Jaime.

    O site da OLPC no XO fica legal. Algumas coisinhas do layout ficam
diferentes mas o tamanho das fontes é aparentemente o mesmo.
    Os menus de cima é que confundem um pouco com o topo das páginas,
mas não prejudica a navegação. Nem se compara ao site do Terra, por
exemplo. O do terra ocupa 3/4 da tela e as letras ficam minúsculas.

    Na minha opinião, a resolução do laptop é um de seus maiores
problemas. Imaginem um site desenvolvido para 800x600 com tamanhos
definidos em pixel (fixo). Como a tela do XO tem 7,5" e resolução de
1200x900 (200 dpi), o tamanho do pixel é extremamente pequeno. Isto
acaba diminuindo o tamanho do site em 65%!!! Ou seja, uma fonte de 10px
neste site cai para 3,5px! O que o torna praticamente ilegível.

    Claro que é possível construir sites "elásticos" usando tamanhos
relativos, mas e os zilhões de site que existem por ai? Vão ser
refatorados para se adaptar ao laptop? Eu acho que não ...

    Até mais!

--
João Bosco A. Pereira Filho
Desenvolvedor de Software