Re: [OLPC Brasil] Nova cara do OLPC não fica bem no XO

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Thu Feb 1 12:15:58 EST 2007

On Feb 1, 2007, at 11:02 AM, Jaime Balbino wrote:

> O W3C realmente nem poderia limitar tanto assim o design de páginas em
> suas recomendações. Mas há sim a preocupação de oferecer uma boa
> navegabilidade para todos os usuários.
>
> A questão é que há alternativas para um bom design ser visível por
> todos. O uso de templates mais tradicionais ativados pela detecção da
> resolução do vídeo seria uma alternativa que não necessitaria da
> intervenção do usuário.
>
> Como foram duas empresas especializadas que fizeram o serviço, não
> acho que seria demais pedir compatibilidade com o XO. (...)

Francamente ainda não entendo a preocupação original - a
compatibilidade com o XO. A meu ver, e já me expressei sobre isso, o
XO é uma ferramenta destinada a estimular o "aprendendo aprendendo",
incluindo estimular a liberdade criativa, a construção
multidisciplinar, a pró-atividade, o desenvolvimento da fluência
tecnológica, a comunicação e colaboração planetária e muitas outras
metas educacionais.

Além disso, se for realmente preciso atingir circunstancialmente
resoluções maiores, a criança (ou o professor) facilmente passa para
o modo 1200x900, ainda que com a inerente desvantagem da falta de cores.

> (...) Mas, como já disse, seus portfólio e seus clientes
> tradicionais parecem não ter
> esta necessidade.

A Pentagram (junto com a Red Hat) foi responsável pelo design da
interface do XO. Ironicamente, os respectivos websites (Petagram e
Norun) foram produzidos com a resolução 800x600 em mente. Ambos fixos.

> Indo além, não é só o XO que precisa disso. Boa parte  do público-alvo
> não tende a ter uma resolução de 1024x760: laboratórios de
> informática, secretarias de educação, telecentros e usuários do "PC
> para Todos" podem sentir um certo desconforto.

Concordo que monitores de 17" (capazes de prover uma visualização
confortável a 1024x768) não são tão comuns ainda no Brasil,
principalmente nessas instituições. Não somos ricos o suficiente para
ir trocando equipamentos ao sabor da tecnologia. De qualquer forma,
insisto que a resolução 1024x768 é uma tendência inegável.