[OLPC Brasil] duas esperanças

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Sat Dec 22 12:03:56 EST 2007

Caros colegas de lista,

Tal como quase todos aqui, torço pelo XO. Acompanho a saga desde
fevereiro de 2005, e admiro muito a forma como foi e está sendo
conduzido todo o projeto (entretanto, estou convencido que, no caso
de Pindorama, faltou muito jogo-de-cintura). Posso dizer que, a
partir do que sei, presenciei e participei do projeto, ele merecia
ter vencido. Não creio que caiba mais discutir a modalidade e o
processo da escolha.

Respeito a empresa Positivo Informática. Considero-a uma empresa
exemplar. Em poucas décadas, passa do nada a um dos primeiros lugares
no fornecimento de computadores para os brasileiros — pessoas,
escolas, empresas e governo. Respeito seu esforço industrial e
comercial, sua participação no cenário de TI, sua aliança com
gigantes para alavancar mais ainda essa participação e,
consequentemente, seu crescimento econômico. Se a regra do pregão foi
a do menor preço, ela fez muito bem o seu dever-de-casa.

Quero crer que a metodologia do braço educacional do grupo não está
em discussão, como alguns expressaram em seus respectivos temores
nesta lista. O edital para concorrer à venda desses aparelhos, mostra
claramente que o objeto da licitação foi tão somente o fornecimento
dos ditos aparelhos, com entrega nas escolas designadas, das cidades
indicadas.

Agora, fazer com que 150 mil computadores nas mãos das crianças e
professores sejam muito mais que meros cadernos eletrônicos, será uma
tarefa pantagruélica e demandará uma revisão de cabeças de semelhante
calibre. Espero que aqui não ocorra como na Nigéria, que decidiu não
só pelo Classmate, como também colocou um conhecido software de
produtividade como ferramenta educacional para crianças. Não conheço
os problemas da Nigéria; eles devem ter lá suas razões para tê-lo
feito, da forma que fizeram. Aqui, seria a mais cruel, estúpida e
catastrófica maldade.

Como continuo torcendo pelo XO, quero expressar duas esperanças:

1 - que, num dos testes de verificação de aderência (o teste Syco-
Lar® que publiquei de forma bem-humorada em mensagem anterior) — o
Teste de Resistência a Impactos Dinâmicos — o Classmate rache
irremediavelmente na diagonal e/ou se espatife em cacos. Se o segundo
colocado também for Classmate, que tenha a mesma sorte. (nothing
personal, guys, it's just business...)

2 - que, independentemente da concretização da primeira esperança, a
coordenação do projeto UCA force, de alguma forma plausível e
aceitável, a implantação da metetodologia 1:1 construtivista nas
escolas deste pilotão. O exemplo a mirar é o trabalho que está sendo
desenvolvido na Escola Luciana de Abreu (Porto Alegre) por uma equipe
fantástica, liderada pela profª Léa Fagundes.