[OLPC Brasil] producao local (era: Wanabe de Paulo Francis das TIC ataca de novo...)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Fri Dec 21 19:06:37 EST 2007

Nathalia Sautchuk Patrício escreveu:

> Volto a insistir que falar em indústria nacional de laptops é um
> exagero. O que temos não só mais que montadoras de laptops e só!

Já mencionei isso antes, mas quem é novo na lista talvez não saiba que
eu desenvolvo computadores para educação com o projeto completo
(inclusive o microprocesasdor e o software básico) feito por mim aqui no
Brasil. Mesmo asism, o projeto da OLPC tem 100% do meu apoio e acho que
faz pouca ou nenhuma diferença se é fabricado na China ou no Brasil.

O pouco que foi dito sobre o acordo de eliminação de impostos me fez
pensar que se tratava apenas do ICMS. Produtos fabricados aqui não têm
imposto de importação e têm uma redução de IPI como indicado em

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/16030.html
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L11077.htm

Não sei se o David Cavallo estava pensando neste incentivos quando falou
na exigência da fabricação local. Com certeza não tinha nada sobre isso
na licitação em si. Vejo que houve uma isenção especial na importação de
componentes para as Urnas Eletrônicas e acho que laptops para educação
merecem o mesmo tratamento.

-- Jecel