[OLPC Brasil] [Argentina] Entrevista com David Cavallo

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Fri Dec 21 13:06:39 EST 2007

On Dec 21, 2007 3:25 PM, Jaime Balbino <jaimebalb at gmail.com> wrote:
(Sobre a entrevista de David Cavallo no blog http://mobeduc.blogspot.com )

> Não esperava muito que ele revelasse os bastidores, tentei ser
> discreto nisso. Mas ele foi bem mais fundo que minhas expectativas. A
> sua crítica à política industrial, de desenvolvimento e inovação
> brasileira não é nada diplomática.

Mas é o que o governo merece ouvir. Montar plaquinhas importadas em
gabinetes importados não leva a desenvolvimento sustentável nem cria
empregos (algumas centenas, talvez, coisa irrisória).

Suzhou <http://en.wikipedia.org/wiki/Suzhou>, cidade da província chinesa de
Jiangsu, é a capital mundial dos laptops. Em 2005, 16 milhões de
computadores portáteis saíram da cidade perto de Shangai. Todas as empresas
do mundo estão transferindo suas linhas de laptops para
Suzhou<http://www.sinomedia.net/eurobiz/v200310/focus0310.html>.
Fábricas de outrora paraísos fabrís, como Taiwan, Índia ou Coréia do Sul,
estão nessa. Em 2001, apenas 4% dos portáteis eram feitos
lá<http://www.atimes.com/atimes/China_Business/HK22Cb01.html>.
Hoje, são uns 80%.

O Brasil precisará de *12 milhões de laptops* anualmente para equipar os
envolvidos no ensino básico (60 milhões de pessoas, 5 anos de vida útil dos
equipamentos). 12 milhões é um número grande o suficiente para criar toda
uma cadeia produtiva brasileira nesta área, como foi feito em Suzhou. Um
projeto mais ousado de fornecer laptops para todos os cidadãos brasileiros
elevaria este número para uns *35 milhões de laptops anuais*. Com um mercado
destes, você pode diser: "Quero 35 milhões de laptops, e quero que sejam
feitos aqui".

Mas isto não pode ser implantado de uma hora para outra. Suzhou levou 7 anos
para chegar a posição atual de produtora de 80% da produção mundial.

Pedir montagem neste momento, num projeto piloto de 150 mil máquinas, foi
bobagem, falta de visão. Acaba favorecendo as investidas predadoras e
monopolísticas da Intel. E a conta do monopólio vem mais tarde.

atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]