[OLPC Brasil] UCA: Edital de compra do laptop educacional pelo Brasil e um absurdo, segundo representante da Encore

Muriel Godoi murielgodoi at gmail.com
Tue Dec 18 12:29:26 EST 2007

On Dec 17, 2007 2:43 PM, Jecel Assumpcao Jr <jecel at merlintec.com> wrote:

> José Antonio escreveu:
>
> Mas reparei que mesmo o XO não atende a alguns detalhes. Não tem
> planilha e nem "logo", mas instalá-los seria mais fácil do que colocar
> mesh nos outros. Muito mais complicado é a exigência de memória DDR de
> 333MHz. A memória DDR 333 do XO opera a apenas 167MHz. Um erro muito
> bobo, com certeza, mas suficiente para melar a licitação.
>
> Curiosamente o EEE da ASUS tem memória que opera a 333MHz ;-) Com o
> software adequado ele poderia ser a única opção a atender o edital.

Por favor me corrijam se eu estiver errado, mas no edital está escrito:

"8.1.3. Memória RAM
       a) Memória RAM, com no mínimo 256 MB (duzentos e cinqüenta e
          seis Megabytes),* padrão DDR 333 *12.4061(g)436(d)1.746066(n)-
8.91262(o)12.40"

Padrão DDR 333 não significa 333Mhz.

O padrão DDR 333 estabelece:
Memory clock: 166 MHz
Cycle time: 6 ns
I/O Bus clock:166 MHz
Data transfer per second: 333 Million
Module name: PC-2700
Peak transfer rate: 2667 MB/s

Portanto o XO atende sim a essa especificação.

Quanto ao EEE, segundo as informações que encontrei, somente o EEE Pc 4G tem
câmera embutida atende a especificação, o preço que encontrei desse modelo
era de US$399.

--
Muriel de Souza Godoi
muriel at laptop.org