[OLPC Brasil] andamento da licitação

Fernando Norte fnorte at gmail.com
Wed Dec 19 13:17:41 EST 2007

Olá Jaime,

Acidentalmente respondi o email primeiro apenas para você ao invés da lista,
por isso você deve ter respondido apenas a mim também, estou repassando sua
resposta a lista e respondendo.

Se você 'correu atrás do pregoeiro' com certeza está sabendo mais do que eu
e quem sou para discordar. Com certeza a SIMM pisou na bola. Agora lendo o
texto que mandaram do próprio Alexandre Van de Sande, tem esse fator dos
Impostos também. Como o governo não vê o projeto como nós vemos, e sim uma
licitação comum de equipamentos, a não fabricação dos produtos por uma
empresa brasileira dificulta e as taxas de importação realmente tornam um
entrave de chegar a preços mais baixos. A OLPC parece ter um custo fixo
mínimo e não abre mão dele por uma questão de viabilidade, que gira em torno
de U$150, mais 60% de imposto, frete, manutenção e o custo da SIMM, fica
dificil abaixar os U$300 e competir com o dump da Intel.

É lamentável que passemos por essa situação fria de venda de produtos, pois
como citei não vejo o XO apenas como uma máquina. Acompanho, através dessa
lista e outras fontes, o projeto do OLPC desde que meu queixo caiu ao
assistir uma palestra do Jim Gettys (vice-presidente do projeto) no
FISL 7.0em 2006, e vejo aqui a participação (e empolgação) massiva de
muitos
educadores, as vezes até mais do que técnicos.

Ainda me agarro a esperança dos testes in loco nas 5 cidades que essas
150mil máquinas, não serem bem sucedidos e abrirem nova licitação ou colocar
o XO direto :)

Abraços,

--
Fernando G. Norte