[OLPC Brasil] andamento da licitação

Fernando Norte fnorte at gmail.com
Wed Dec 19 12:13:32 EST 2007

Olá,

Ando mais lendo do que participando da lista. Cortei os outros emails
pessoal só para manter a discussão (e sugiro aos leitores de digest que
façam o mesmo, limpem o excesso e mantenham o assunto).

Gente, devagar com tudo. Tem gente dando até notícia do Classmate/Positivo
como ganho.

A Positivo não ganhou e não quer dizer nada. Se a SIMM/OLPC tem um laptop de
U$200 (com o frete) eles podem chegar a oferecer muito menos do que está
agora (U$ 363,63). O que talvez a Positivo não consiga bater é o preço. O
pessoal da SIMM não vai queimar os cartuchos de uma vez e vender direto a
U$200, pois eles também querem faturar com essa empreitada, o que eu acho
perfeitamente normal.  E talvez não tenho batido a oferta da Positivo só por
uma questão de tempo (ultima oferta antes do pregoeiro sentir fome).
A todo o momento o preogeiro ressalta que "estamos longe alcançar a meta", e
o pessoal sabe disso. Gente que meche com cifras de mais de 5 digitos não é
bobo.

Agora dizer que ainda ganhamos com o Classmate ou qualquer coisa que a
Positivo traga, eu concordo em partes e fico aqui com minhas dúvidas. A
Positivo (o grupo, não a fabrica de computadores) é um empresa séria que
realiza ótimos projetos para educação desde anos 70 e foi formada por
educadores. Mas eu fico com uma pulga atrás da orelha com o Classmate e a
IBM. Além do mais o OLPC/XO para mim é mais do que um máquina, é uma
ferramenta dentro de uma grande projeto de educação elaborado de muito
tempo, não uma oportunidade nova. Infelizmente montaram a estrutura em
Taiwan para o OLPC, pois pela Positivo eu gostaria que fosse eles a
produzirem apenas pelo histórico da empresa.

Abraços (e ainda na torcida pelo XO),

--
Fernando G. Norte
BHte - MG