[OLPC Brasil] andamento da licitação

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Tue Dec 18 12:29:54 EST 2007

Pessoal,

Estou acompanhando a licitação de 150 mil laptops. O processo começou
14:45 (previsto incialmente para 14:30h).

Tivemos 8 propostas, a mais alta foi de mais de 2 bilhões de reais
pelos 150 mil laptops.

A mais baixa foi de 143 milhões de reais. Não dá para saber quem fez a oferta.

Este valor mais baixo significa 953 reais por laptop. O problema é que
o governo quer pagar 300 dólares por máquina no máximo. O que dá hoje
840 reais por laptop.

O leiloeiro está insistindo para que os participantes refaçam a
proposta para se chegar a um valor mais próximo destes US$300 por
laptop.

Sinceramente acho muito difícil o preço cair mais, já que cada máquina
deve pagar todos os impostos normais, incluir o software do servidor e
ainda cada licitante tem que oferecer garantia de 3 anos para o laptop
e o software do servidor.

A OLPC, que teria um preço bom, custa 342 reais hoje (sem frete),
somando-se todos os impostos o preço tende dobrar e cada OLPC sairá
por 700 reais! Some-se o custo individual da garantia de 3 anos, o
custo de instalação do servidor (no caso da OLPC o desenvolvimento do
software já está feito) e o risco (que é alto) fica difícil oferecer
um valor razoável.

Mas vamos continuar acompanhando.

Um abraço,
Jaime Balbino