[OLPC Brasil] rede mesh (era: UCA: Edital de compra do laptop educacional pelo Brasil e um absurdo, segundo representante da Encore)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Mon Dec 17 13:37:54 EST 2007

José Antonio escreveu:
> Pelo que eu acompanho da lista de desenvolvimento, é uma coisa nova
> (de uns dois anos pra cá) e parece bastante complicada. Foi uma
> dificuldade encontrarem os bugs da
> placa WiFi. Ela tem que ficar trabalhando mesmo com a máquina
> "desligada". Quando a máquina "acorda", tem de religar um monte de
> coisas e há grande possibilidades de periféricos não acordarem.

Na verdade estes são dois aspectos totalmente independentes no projeto
OLPC. Redes mesh em geral são bastante antigas e temos muita experiência
com elas. Inclusive já tivemos projetos comerciais usando este tipo de
tecnologia mas eles acabaram não indo para frente. Um caso muito
particular de rede mesh é o futuro padrão IEEE 802.11s que está sendo
usado pela OLPC. Repare que eu disse "futuro" - é algo que ainda pode
mudar (da mesma forma que o 802.11n de mais alta velocidade que já está
sendo usado pela Apple mas que se tivermos alterações no padrão final
vai dar trabalho para ela adaptar os produtos já vendidos).

Os algorítmos do 802.11s precisam ser implementados em algum
processador. Uma opção é implementá-los no processador principal do
computador. Se isto for feito então um conjunto destes computadores
poderão conversar entre si sem a ajuda de um ponto central e duas
máquinas distantes poderão conversar usando as que estão no meio do
caminho. Tal software pode ser instalado no Classmate, Mobilis ou EEE.
Só que é um software ainda em desenvolvimento que tenta implementar um
padrão que ainda não foi finalizado. Não sei se as políticas internas da
Intel, Asustek ou Encore permitem este tipo de risco.

O segundo aspecto do projeto OLPC é que quase todo o software da rede
sem fio roda num processador ARM com 96KB de memória local e que pode
continuar operando mesmo quando o resto da máquina está desligada. Isto
torna a rede mesh mais atraente pois duas máquinas distantes podem
continuar a falar através de uma no meio mesmo que esta esteja quase
toda desligada. Mas não é fundamental para se ter um mesh - basta não
desligar as máquinas quando o 802.11s está rodando no procesasdor
principal.

> Vide o Windows, que não acorda uma vez em cada dez ou vinte dormidas.
> Ou mesmo qualquer WiFi, que falha bastante, também.

Isto é um terceiro aspecto - já que a rede sem fio do XO pode continuar
operando com o resto da máquina desligada, o que acontece se ela receber
um pacote para esta máquina (e não um para repassar para outra máquina
do mesh)? A melhor coisa a se fazer é acordar o XO para que ele possa
receber e processar o pacote. Assim, o XO deve "acordar" quando vem algo
da rede, quando alguma tecla é pressionada, quando o trackpad é tocado e
em algumas outras situações. Realmente foram descobertos muitos bugs na
parte de rede sem fio nos testes nos quais ela deveria acordar o laptop.
Mas isso é um problema totalmente diferente do mesh.

Eu ficaria muito surpreso se algum Linux já vem com este software hoje.
Mas em seis meses talvez seja normal.

Um quarto aspecto do projeto OLPC é o sistema de colaboração com
"atividades compartilhadas". Este software opera em qualquer rede e não
tem nenhuma relação com a rede mesh. Tanto é que tem gente no Brasil ou
na Inglaterra colaborando com alunos no Uruguay via a internet normal.
Acho que teria sido muito mais importante o edital exigir uma
funcionalidade desta do que falar de rede mesh. Este software, junto com
o Sugar e as atividades da OLPC, pode ser instalado com menos ou mais
dificuldades em qualquer computador Linux.

http://wiki.laptop.org/go/Sugar_with_sugar-jhbuild

-- Jecel