[OLPC Brasil] Brasil faz a 1a licitação para laptops

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Sat Dec 8 11:10:30 EST 2007

Tive informações de que a OLPC já teria uma empresa brasileira para
fazer o suporte e a garantia. Provavelmente ela receberia uma parte do
valor por equipamento, como um seguro individual por máquina, o que
elava um pouquinho o custo final. Mas é preço fechado.

Pior seria se houvesse a exigência de um projeot pedagógico pronto,
como o Uruguai, acho, inicialmente exigiu no edital. Isso retira muito
da autonomia local e vai completamente contra os objetivos da OLPC,
que preza muito a autonomia.

Há riscos políticos e legais enormes em se fazer muitas exigências no
edital. Os demais concorrentes podem alegar direcionamento da
licitação ("cartas marcadas") e a prova disso é que só existiria uma
empresa capaz de fornecer o produto com as especificações, prazo e
preço. O processo então emperra com pedidos de esclarecimento e
revisão pelas partes supostamente prejudicadas. Se o governo não
aceitar cancelar o processo e republicar o edital os prejudicados
entram então na justiça e arrastam o processo por anos a fio. Com o
processo parado não poderá haver outro com os mesmos objetivos...

Isso já acontece em várias licitações do governo e de suas estatais. A
Petrobrás, por exemplo, não consegue terminar a aquisição de um
sistema de softwares por conta disso (apesar de neste caso haver
indicios de direcionamento mesmo).

Para não correr o risco melhor seria generalizar as características e
dar pontos para funções extras que existissem. Também não sei se o
edital acaba impedindo o equipamento de ter uma bolsa para carregar
(ao invés da alça embutida) e se não poderia ter a câmera como
periférico externo.

Um abraço,
jaime.