[OLPC Brasil] Laptop OLPC acaba com fronteiras

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Mon Dec 3 12:48:39 EST 2007

Zé,

Desde que atualizei pela primeira vez o sistema operacional do XO a
alguns meses, vejo vários na minha vizinhança, no começo achei que
eram pessoas próximas a mim com smartfones e laptops comuns com
Bonjour/Zeroconf (o padrão de anúncio e compartilhamento utilizado no
XO). Com o tempo notei que eram outros XOs de uma mesma turma/escola
que estavam propagando a rede Mesh pela internet da escola.

De fato o conceito é muito interessante: além de compartilhar
atividades com a rede local também marcar presença em localidades
distantes. Mas até hoje não consegui contato recíproco com alguém. Não
sei se os outros XOs não respondem ou se simplesmente não conseguem me
ver também. Na dúvida, para não parecer chato, eu não exagero nos
pedidos de contato.

Isso também pode ser um bug do sistema.

Imaginei porque não vejo outros XOs de outras localidades, por exemplo
os que estão em teste na periferia de São Paulo, muito mais perto. Mas
não acho difícil imaginar que esta escola paulistana não ofereça
conecção permanente com a internet. Acho que talvez só essa escola
uruguaia ofereça o acesso contínuo.

Também pode ser alguma coisa com meu identificador/endereço de fábrica
que permita isso.

Um abraço,
Jaime Balbino