[OLPC Brasil] Ainda sobre a matéria da Veja

Denise Vilardo dvilardo at gmail.com
Wed Aug 8 01:26:18 EDT 2007

Ainda pensando sobre a matéria que o José Antonio nos enviou, há muito o que
se discutir a respeito das diferentes maneiras de se conceber a questão da
"capacitação" dos professores para a utilização dos laptops nas salas de
aula, mas certamente não é pelo viés de saber utilizar o teclado...

Essa é a parte menos importante da história. E por causa dessa bobagem (não
estou nem questionando a veracidade da informação que pode ou não ter
fundamento, não faz a menor diferença), as pessoas se arvoram a  julgar um
trabalho sobre o qual têm pouco conhecimento.

Não quero dizer com isso que os professores estejam receptivos à idéia de
ter laptops nas salas de aula. Isso, para a maioria, é assustador! Mas é
isso que tem ser discutido, em primeiro lugar. Por que nossos professores
têm tanto medo, por que eles se retraem, por que se expõem tão pouco?

É claro que nada disso é à toa! São anos e anos de professores mal formados,
pouco qualificados, absolutamente carentes de tudo e sendo constantemente
ameaçados de perderem seu empregos - mesmo nas escolas públicas, esse tipo
de coação existe, quando são intimidados com a possibilidade de
transferências absurdas -. Eu já tive uma diretora que me chamou pra dizer
que eu "inventava" muitas coisas, que eu vivia querendo mexer demais com a
escola... Então é isso, é melhor ficar quietinho pra não fazer marola... pra
não incomodar... pra não dar trabalho... os professores que ainda têm gás e
querem fazer algo produtivo e interessante são rapidamente sufocados pelos
que já entregaram os pontos.

E aí acontece o mais triste de tudo: o professor desiste do aluno.

Quando isso acontece, fica muito difícil a gente retomar a caminhada. E, os
professores, pararam de acreditar nos alunos, porque também não acreditam
neles próprios. É a baixa auto-estima de um entrelaçada na baixa auto-estima
do outro.

É professor com vergonha de ser professor. É professor andando com camiseta,
onde se lê: "Hei de vencer mesmo sendo professor"... ou, ainda, "Não me
seqüestre, sou professor"... Como se não "desse" pra mais nada na vida,
virou professor. Até nisso querem que a gente acredite. É a carapuça do
coitadinho. Isso tudo é forjado na vida das pessoas.

Bom, antes que isso aqui vire uma tese... é claro que existem inúmeras
exceções de professores que viram do lado avesso pra acompanhar tudo e se
entregam a um trabalho produtivo, tirando leite de pedra diariamente. Esses,
brigam com o mundo! Todos os dias.

Por isso, temos que atualizar continuamente os professores, sim, mas também
isso merece um novo formato.

Vou querer discutir um pouco mais sobre outras questões que estão na
matéria. Aos poucos...

Um grande abraço a todos

Denise Vilardo