[OLPC Brasil] Matéria sobre o laptop de 3 watts na IEEE Spectrum

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Wed Apr 11 23:41:12 EDT 2007

Jecel,

Não menosprezo quem tenha sido Lee Felsenstein. Muito menos sua
experiência. Quem sou eu? Mas a afirmação dele no artigo me parece,
no mínimo, imprópria. Quando alguém afirma - citando exemplos - que o
computador na sala-de-aula servirá para colas eletrônicas (“The kids
will pass notes. It happened in college lecture halls, and the
teachers turned the wireless network off, because no teacher allows
the passing of notes in class. Likely, the laptops will be banned
from classrooms.”), não entende (ou não quer entender, ou é contra) o
projeto. Ele pode ter sido o que foi, mas minha critica continua.

Quanto ao Watson, mesmo levando-se em consideração que a citação é
considerada por muitos como um misquote, fazer aquela "previsão"
seria a mesma coisa que eu afirmar hoje que o projeto OLPC será um
fracasso. Se daqui a dez anos o sucesso aparecer, então a minha
previsão terá sido correta por 10 anos. Um sofisma.

abraço,
Paulo