[OLPC Brasil] Matéria sobre o laptop de 3 watts na IEEE Spectrum

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Wed Apr 11 22:51:03 EDT 2007

Paulo Drummond escreveu:
> [...]

O Lee foi um pioneiro da inclusão social com os projetos de colocar
terminais de graça para o público em 1973 e seu terminal "Tom Swift" que
podia ser mantido em operação por usuários razoavelmente leigos. Seu
computador Sol de 1976 iniciou a comercialização de computadores como os
conhecemos hoje (diferente do Altair que imitava os velhos minis). Em
2000 começou a informatizar vilas remotas nos Laos no projeto Jhai se
preocupando em como lidar com locais sem eletricidade nem comunicação.

Acho que as opiniões dele não devem ser desprezadas apenas porque não
gostamos delas. Tem muita experiência por trás das palavras dele!

> Em 1943, o então chairman da IBM disse "...eu acho que existe um
> mercado mundial para talvez uns cinco computadores..."
> maconheiros???
> Desculpe, José, mas não resisti...

Considerando que o primeiro computador só entrou em operação em 1947 e
foi depois de 1953 que a base instalada mundial passou de 5 unidades me
parece que foi uma previsão muito feliz :-)

-- Jecel