[OLPC Brasil] Tarefas para professores (Era: Notinha na Exame sobre laptop das crianças)

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Wed Apr 11 13:50:22 EDT 2007

On 4/11/07, Paulo Drummond <ptdrumm at terra.com.br> wrote:

> sugestões para os professores:
> - criar exemplos práticos do uso do XO, baseado em suas premissas;

Este ponto acho o mais importante. Aí é que o projeto acontecerá ou não.

> - agir como multiplicadores de boas e poderosas idéias - dentro das
> premissas do projeto;
> - não esperar regras do MEC ou de qualquer outra instituição "regrativa";

Issaí! O MEC não pode fazer tudo e a burocracia é intrinsecamente
"reacionária", no bom sentido. Não foi feita para inovar, mas para
manter a máquina funcionando. Inovar significar errar muito e a
burocracia não pode se dar a este luxo.

> - usar os PCN onde estes forem coerentes com o projeto, não como normas.

Entendo pouco disso, me guio mais pela Denise Vilardo. Mas os
Parâmetros Curriculare Nacionais do Brasil não me pareceram muito
regrativos. Aliás, achei que dão enorme liberdade curricular.

A Denise e eu estamos colocando os PCN em
http://wiki.laptop.org/go/Banco_de_atividades_para_o_OLPC, junto com
embriões de atividades.

Não conheço os parâmetros estaduais. Alguém tem documentos nesta área?

> Falando em etoys, e pra não dizer que fico só na crítica, sugiro que os
> professores em geral tentem entender etoys e sua filosofia, que considero
> muito importante. E depois, usando a ferramenta:

Estou começando a mexer com ele. Parece que é muito bom, mas também
bastante complicado (e feio). Ou minha cabeça está muito formatada
pelas matáforas computacionais de hoje.

Não achei nenhum tutorial simjples, 1-2-3, para se fazer algo parecido
com uma apresentação tipo Power Point, com texto e imagens, com botões
para virar páginas. Você tem sugestão?

--
nome: "José Antonio Meira da Rocha"  tratamento: "Prof. MS."
atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]