[OLPC Brasil] Notinha na Exame sobre laptop das crianças

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Wed Apr 11 00:48:52 EDT 2007

Concordo contigo, Marta.

Estamos precisando de contribuições REAIS para o projeto.

Uma vez que não somos quem vai definir, produzir ou distribuir o
laptop, de nada adianta ficar aqui discutindo se é bom, ou não.
Contudo, temos uma enorme capacidade de discutir o que pode ir dentro
dele, e mais importante, como ele será usado.

Por exemplo: uma vez que o XO será de cada um, o que pode ser
sugerido - e discutido - como forma de estimular o seu uso fora da
sala-de-aula? em casa, com a família? na comunidade?

sugestões para os professores:
- criar exemplos práticos do uso do XO, baseado em suas premissas;
- agir como multiplicadores de boas e poderosas idéias - dentro das
premissas do projeto;
- não esperar regras do MEC ou de qualquer outra instituição
"regrativa";
- usar os PCN onde estes forem coerentes com o projeto, não como normas.
- conhecer o software: experimentar o sugerido (embarcado) sugerir
outros;
- criar grupos de discussão sobre o novo papel do professor...

Atividades devem ser pensadas e elaboradas, como: wikibooks, tam-tam
(CSound), etoys(Squeak), scratch(Squeak), logo, gcompris, bibliotecas
de arte, editor musical(LSI), fácil(LSI), oficina de desenho(LSI) e
por aí vai...

Falando em etoys, e pra não dizer que fico só na crítica, sugiro que
os professores em geral tentem entender etoys e sua filosofia, que
considero muito importante. E depois, usando a ferramenta:

- criem seqüências para idéias poderosas, como forma de facilitar a
compreensão do ambiente;
- estimulem o "contar histórias", escrevendo "livros programáveis";
- imaginem situações comunitárias ou regionais, que possam ser
simuladas no ambiente;
- proponham atividades construcionistas - e divertidas - em ciências
e matemática;
- fomentem o uso colaborativo e o pensamento crítico entre as crianças;
- experimentem outras formas de usar - em outras áreas do conhecimento.

abs,
Paulo