[OLPC Brasil] Why call tools "activities"?

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Thu Apr 5 11:16:58 EDT 2007

José Antonio,

> Seems me a bad idea call software or tools as "activities".
>
> Activities, in Brazil educational sistem, are actions made with tools.
> Example:  scissors, glue, pencils are tools. A "colage" (patch work)
> made with this tools is an activity.
>
> Calling software as "activity" will cause huge confusion among teachers...

O uso do termo está correto - o problema é que a implementação atual não
representa corretamente a idéia. O Alan Kay tentou eliminar a idéia de
"aplicações" na Xerox nos ano 1970. Se você olhar uma demonstração da
Xerox Star (1981) ou do Apple Lisa (1983) verá que a coisa estava
caminhando lentamente nesta direção. Infelizmente o Apple Macintosh
(1984) foi um grande passo para trás neste sentido e o Microsoft Windows
foi uma cópia deste, estragando totalmente o plano do Alan.

O uso da palavra "atividade" pela OLPC mostra que temos uma nova
tentativa (na programação orientada a objetos não há separação entre
dados e programas e isso deveria se refletir na interface com o usuário)
mas infelizmente os implementadores todos são do mundo Unix e muitas das
aplicações (realmente não são atividades do jeito que estão) também. Vi
o Sugar evoluir muito desde as primeiras idéias e tenho esperança de que
na versão final do sistema as crianças trabalharão com atividades
exatamente no sentido que você usa a palavra.

-- Jecel