[OLPC Brasil] variedade (era: Brasil Digest, Vol 4, Issue 5)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Fri Jun 23 20:33:08 EDT 2006

Mario,

seja muito bem vindo à lista.

> Sobre o asunto das linguagems (SmalkTalk Vs Phyton) penso q o ditado (Never put your eggs in just

Pelo menos umas quatro pessoas que conheço pronunciavam o nome da
linguagem assim até eu explicar que é "Python" e vem do grupo humorista
britânico "Monty Python" (mas como também é o nome em inglês da Sucuri
ou Anaconda é comum ver cobras nos logotipos ligados à linguagem). Já
não estou achando mais que é mera coincidência esta alteração. Talvez o
faz do português ter tido PH mas nunca TH (não sei como é no espanhol)?

> one Basket - nunca ponhas os teus ovos num so cesto), se aplica aqui, conclusão pq não deixar os dois,
> e q a seleçào natural de software (Lei de Darwin no software) seja feita pelos futuros usuarios na linha
> do tempo. O OLPC por ter um ECOSYSTEMA multicultural como TARGET, veremos q em alguns
> paises e usado mais uma linguagem e em outros paises mais a outra linguagem.
> Moral da historia, a Natureza gosta da variedade (diversidade) de tal forma q não andemos contra a
> Natureza, e sim a favor de ela.

As grande comunidades de "hackers" no passado se formaram em torno de
linguagens únicas, sem bem que muitas vezes fragmentadas. A do
MIT/Stanford/outros em torno do LISP, a de Berkeley e compania em torno
do C (principalmente - tinha também shell e AWK) e a dos "micreiros" em
torno do BASIC.

Concordo totalmente que isto foi algo que aconteceu naturalmente e não
planejado por um comitê de técnicos. Mas um projeto como o OLPC é
justamente algo contra a natureza - a tentativa de fazer em poucos anos
o que poderia demorar décadas se deixado a cargo do mercado. Mas em

> http://wiki.laptop.org/index.php/Ask_OLPC_a_Question#Inclusion_of_BASIC:_an_easy-to-learn_programming_language.3F

Walter Bender disse 'Vamos embarcar as máquinas com pelo menos quatro
"máquinas de Turing: Python, Javascript, CSound, e Logo.' e está,
portanto, concordando com você. E mesmo não sendo incluído nas máquinas
por falta de espaço na Flash, todo o fonte do Linux e o gcc necessário
para compilá-lo estarão disponíveis para os alunos.

Eu acho que esta variedade vai ser um obstáculo sério, mas não fatal,
para a formação de uma comunidade equivalente às que mencionei acima.
Por isso no meu projeto optei por fazer tudo em Smalltalk apesar de que
adoraria que os alunos aprendessem também Python, Ruby, Erlang, Beta,
Prolog, Forth, APL, Occam e tantas outras que podem mudar o modo de
pensar de quem as usa.

-- Jecel