[OLPC Brasil] CONISLI (era: olpc)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Mon Jun 5 20:47:25 EDT 2006

Ralf,

> Em novembro realizaremos a 4a edição do CONISLI - Congresso Internacional
> de Software Livre em SP/Brazil e gostaríamos de contar com a presença da
> OLPC oficialmente.

Depende do enfoque (político ou técnico) e do que você chama de
"oficialmente" (especificamente da ONG OLPC ou de uma outra entidade mas
trabalhando no projeto).

Em vários eventos recentes no Brasil tivemos palestras mais políticas
mas também com detalhes técnicos dadas pelo Nicholas Negroponte e pelo
Walter Bender. O David Cavallo é o representante oficial da OLPC no
Brasil e tem falado mais do aspecto educacional (o principal!) do
projeto. Já no FISL tivemos uma palestra mais técnica do Jim Gettys. A
Lindsay Petrillose estava com o Jim no estande para dar uma visão mais
geral e falar com as pessoas em português.

Ainda no estande no FISL estava o Chris Blizzard da Red Hat também
entrando em detalhes técnicos com os visitantes que falavam inglês. E ai
que entra a confusão em relação a "oficialmente". Principalmente uma
turma da Red Hat, mas também algumas pessoas da AMD, Marvell, MIT fazem
parte do projeto mesmo não sendo empregadas pela OLPC. Entre os
brasileiros eu consideraria qualquer apresentação pelo Marcelo Tosatti
(agora na Red Hat) como oficial.

Do lado político brasileiro existe um Grupo de Trabalho oficial para o
projeto, mas não tenho uma lista dos participantes. Pelo que eu sei o
César Alvarez (assessor especial da presidência) é a maior autoridade
(fora o próprio presidente) encarregada deste assunto. O Rodrigo
Mesquita tem um forte elo de ligação com o MIT e tem sido uma espécie de
embaixador do nosso país no projeto.

> Outra coisa, como podemos ajudar o desenvolvimento do OLPC ?

Neste momento existe bastante desenvolvimento de software tanto no nível
mais básico (drivers para Linux e coisas assim) como de aplicações.
Notei que o pessoal que estava na caravana do Idepes tinha bastante
interesse pela linguagem Python e esta foi escolhida como a principal
para o desenvolvimento de aplicações.

No momento existem cinco projetos de estudantes sendo financiados pelo
Google:

http://code.google.com/soc/olpc/about.html

Olhando estes e os que não foram aceitos (veja link "Project Ideas" na
página acima) acho que dá para ter uma idéia de como está encaminhando o
desenvolvimento.

-- Jecel