[OLPC Brasil] Re: Brasil Digest, Vol 10, Issue 36

Sintian Schmidt sschmidt at caxias.rs.gov.br
Fri Dec 29 14:32:03 EST 2006

Olá Jecel

O princípio de "aprender a aprender" é a base da minha formação, assim procuro
trabalhar na perspectiva da construção do conhecimento, partindo de Piaget, e
agregando teóricos como Papert (só para ilustrar). A APRENDIZAGEM é a principal função
da escola, e quando falo em “melhorar os índices de aprovação e de desempenho dos
alunos”, estou me remetendo diretamente a esta questão: não apenas aos números e dados
estatísticos, mas na qualidade das aprendizagens que deveriam acontecer nas escolas.
Infelizmente, a educação ainda está muito ligada ao ENSINO, e muitos ainda acreditam
que ensinar é “transmitir conhecimento”.

Tenho certeza que a presença de recursos tecnológicos (não só o laptop, mas o livro
didático, o caderno e o lápis, o quadro e o giz) podem qualificar (e muito) a prática
pedagógica, mas devem estar sustentados por uma proposta DIFERENTE e viável de
aplicação. E você tem razão: se usarmos um novo recurso do jeito ‘velho’, em nada vai
mudar a situação (as notas continuarão as mesmas). E não é culpa do vestibular não, é
culpa do modelo educacional que temos! Senão nos preocuparmos com um jeito DIFERENTE
de fazer educação, o OLPC não terá sucesso! Será apenas um recurso a mais, como foram
a TV e o vídeo enviados pelo MEC anos atrás, através do projeto TV Escola.

Infelizmente, tenho que dizer que as crianças não freqüentarão mais as escolas por
causa disso. Sou professora da rede pública municipal e trabalhei na periferia urbana
da minha cidade. Já vi muitos benefícios serem oferecidos aos alunos e suas famílias
para que as crianças não faltassem aula (inclusive dinheiro do Bolsa Família), mas
existem fatores muito mais fortes que as tiram da escola, como a miséria e o descaso
que as obriga a trabalhar (mas este é outro assunto...). Se esta teoria fosse
verdadeira, as crianças iriam à escola por causa da merenda – já que passam fome – só
que na prática não é assim!

Por experiência própria, sei que as crianças vão para a escola quando vêem uma
perspectiva de mudança em suas vidas. Quando elas e suas famílias entendem que através
da educação poderão superar sua condição de miséria (mas não é simples assim!). O que
atrai as crianças é a sensação de estarem aprendendo, e que vão poder usar isto em
suas vidas. Por isso acredito em ‘aprender a aprender’ – você continua aprendendo o
resto da vida. A aprendizagem deve provocar prazer, ser lúdica e interessante, ser
divertida e diferente – por isso devemos investir na capacitação dos professores: para
que eles percebam que dá pra fazer diferente!

Desculpa pelo extenso texto, mas eu me emociono e acabo escrevendo demais! E obrigado
pela informação: a mensagem da Denise me deixou na dúvida se os professores iriam
receber os laptops também! O tamanho não é problema, a dificuldade será convencê-los
que ele será um bom recurso para ser usado na escola!!!

Abçs

Sintian Schmidt
Assessora Pedagógica de Informática Educativa
SMED - Secretaria Municipal da Educação
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
www.caxias.rs.gov.br/nidi