[OLPC Brasil] Projetos Pedagogicos

Sintian Schmidt sschmidt at caxias.rs.gov.br
Fri Dec 29 12:53:45 EST 2006

Pois é Antônio, o processo de construção de propostas pedagógicas neste país é
meio 'torto'. Muitas vezes elas 'caem de para-quedas' nas escolas, outras são
construídas por pequenos grupos de professores. Não há tempo para o estudo e a
reflexão teórica dentro da escola.

Acredito que isto ocorra pelo distanciamento que ocorreu entre a academia e a escola.
Enquanto alguns pensam, outros fazem/executam! Este é um grande problema! Na maioria
das vezes os professores são 'tarefeiros': apenas fazem o que mandam! Isto é horrível,
mas acontece! Já houve nesta história, um tempo em que as secretarias de educação
faziam as provas que aprovariam (ou não) os alunos. Graças a Deus (eu acho) isso não
acontece mais. Mas este tipo de prática faz parte do paradigma operante na educação. E
se apenas encaminharmos laptops para os colégios, estaremos reforçando-o.

Tenho feito alguns esforços em trazer mais professores para esta discussão. Cheguei
aqui por convite de uma amiga professora: a Jenny. É uma 'revolução' lenta, mas não
impossível. Sabemos qua dá para fazer diferente, temos inúmeros exemplos de
experiências na educação que deram certo. Precisamos divulgá-las e convencer mais
professores de que a tecnologia pode qualificar a aprendizagem - através do projeto
OLPC ou de outro que venha a ser implementado. E assim, consequentemente, qualificar
os projetos pedagógicos das escolas, dos quais os professores deveriam fazer parte não
só na hora de escrever, mas de pensar, planejar e executar! Continuo lutando por isso!

Sintian Schmidt
http://bloguinfo.blogspot.com
Assessora Pedagógica de Informática Educativa
SMED - Secretaria Municipal da Educação
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
www.caxias.rs.gov.br/nidi