[OLPC Brasil] Re: Brasil Digest, Vol 10, Issue 36

Sintian Schmidt sschmidt at caxias.rs.gov.br
Fri Dec 29 12:39:37 EST 2006

Olá Denise e Jenny

Fico feliz em descobrir nesta lista tantas pessoas interessadas no projeto, e em todos
os seus aspectos. A questão técnica é importante, porque a máquina tem que funcionar.
Os softwares são essenciais, pois através deles é que poderemos oportunizar a
aprendizagem – daí a importância de pensar, testar, criticar, cada um deles. Mas a
questão pedagógica é FUNDAMENTAL, pois ela vai qualificar (ou não) o uso dos laptops
pelas crianças e é ela que vai garantir o sucesso do projeto. De nada adianta garantir
o acesso ao equipamento e ele não contribuir para melhorar os índices de aprovação e
de desempenho dos alunos, por exemplo. Será dinheiro jogado fora!

É evidente que as crianças não terão grandes dificuldades em se apropriar da máquina –
elas nasceram na era da informação, para elas é tudo muito natural. O grande desafio é
oportunizar ambientes de aprendizagem, através do uso do laptop, para contribuir na
construção do conhecimento. Aqui eu me preocupo! Assim como a Denise, trabalho com
professores, e sei o quanto é difícil ‘tirar da cabeça aquilo que já está instaurado’.
Apesar de todos os avanços na área da pedagogia e todos os estudos na área do
desenvolvimento cognitivo, muito pouco chegou à sala de aula e faz parte do cotidiano
escolar.

É comum que as ‘novidades caiam na cabeça’ dos professores, e eles têm que ‘dar conta
do recado’. Na medida em que as pessoas não se apropriam do projeto, não discutem seus
objetivos, não tem clareza das suas possibilidades e não DESEJAM participar dele, fica
muito mais fácil ser contrário, criticar negativamente e não usar os recursos
(teóricos e práticos) disponíveis. As pessoas só terão a AUTONOMIA que sonhamos,
quando, verdadeiramente, se sentirem parte!

Por isso acredito que além de testar o equipamento com as crianças, precisamos testá-
lo com professores: tentar romper o paradigma operante e construir propostas
pedagógicas com o uso das TICs. Além disso, é preciso DIVULGAR. As pessoas precisam
ficar sabendo o que está sendo feito e pensado a respeito, quais os aspectos positivos
e negativos do projeto, qual a sua viabilidade e se ele vai, realmente, chegar às
escolas.

Ah! Uma pergunta: os professores dos alunos que receberão os laptops não terão acesso
a um??? Seria uma desgraça!

Abçs

Sintian Schmidt
http://bloguinfo.blogspot.com
Assessora Pedagógica de Informática Educativa
SMED - Secretaria Municipal da Educação
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
www.caxias.rs.gov.br/nidi