[OLPC Brasil] Re: Brasil Digest, Vol 10, Issue 32

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Wed Dec 27 08:24:45 EST 2006

Vocês vão me ouvir falar muito deste exemplo, é que ele foi minha
discertação final na faculdade.

A União Européia, ao contrário dos EUA, que normalmente é o nosso
principal espelho na área educacional (refiro-me principalmente à EAD,
que é meu ramo de atuação), possui uma enorme diversidade de culturas
e interesses. Isso poderia ser um problema insuperável para a
integração total da UE, para além da puramente econômica, no entanto
eles se esforçaram para superar os problemas e descobrir onde é que
eles poderiam agir juntos.

O resultado, a meu ver, tem sido maravilhoso, pois conseguiram
respeitar as especificidades ao mesmo tempo que caminham para uma
estrutura que compatibiliza minimamente as diversas iniciativas,
coisas tradicionais e novas de cada país.

Eles conseguem discutir pontos polêmicos em educação, definir
prioridades, traçar estratégias, financiar iniciativas e avaliá-las.
Nos últimos 8 anos eles contribuiram direta e indiretamente com as
mais diversas tecnologias, teorias e metodologia, organizando
conhecimentos mutias vezes dispersos. XML, aprendizagem colaborativa,
design, mobilidade, linguagens de programação, organização escolar,
padrões abertos, software livre, etc, etc, etc...

No Brasil, os ministérios adotam um processo semelhante, sobre o qual
são definidas as políticas. No entanto, o resulto prático disso é
muito mais limitado, porque falta divulgação dos resultados, uma boa
metodologia, participação, encontros públicos, sei lá!

Enquanto na UE eles estão construindo as respostas para tudo (do
ensino fundamental à formação continuada), aqui no Brasil sobram
perguntas...

Gosto do modelo europeu, mas não dá para adotá-lo de uma hora para
outra. Daí eu fico com a estratégia da Jenny.

Links:
Definições do Conselho Europeu para a Educação em 2000 (Há outros
documentos mais recentes, mas a maioria das necessidades identificadas
nesta época resultaram em iniciativas inovadoras financiadas pela UE,
com impacto mundial)
http://www.consilium.europa.eu/ueDocs/cms_Data/docs/pressData/pt/educ/08984.p0.html

Inovação em educação na comunidade do conhecimento (IST-EU):
http://ec.europa.eu/information_society/edutra/index_en.htm

Eles estão aplicando seu sétimo programa de inovação FP7:
http://ec.europa.eu/research/fp7/understanding/index.html

Outros links eu darei em breve.

Um abraço,
Jaime.

Em 27/12/06, Info-educativa<info-educativa at melhorart.com> escreveu:

>  Felizmente podemos perceber que não estamos sós!! Valeu Denise! Você
> conseguiu expressar muito bem o que, acredito, seja o pensamento de grande
> parte dos professores do país. Precisamos não só conhecer o projeto quanto
> conhecer as possibilidades pedagógicas de desenvolvimento e criação das
> atividades. Que o laptop é "fácil de manusear", nós sabemos, mas o problema
> está em desenvolver atividades realmente educativas e que atendam às
> necessidades da aprendizagem.
>  Como você muito bem colocou:
>  "Se for desse jeito, será um grande equívoco. E como não dá tempo de
> [...]

Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
Gestão, automação e adaptação em EAD
Pedagogo e Técnico em Eletrônica
Campinas, SP - Brasil

jaimebalb at gmail.com