[OLPC Brasil] vídeo do primeiro teste do XO

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Tue Dec 26 11:55:18 EST 2006

O Jornal Nacional fez uma reportagem sobre o primeiro teste com
crianças do XO. Foi a primeira vez que a Globo deu uma notícia sobre o
uso de laptops para crianças no mesmo dia em que ela ocorreu.

Da última vez ela só levou 3 semanas do primeiro fato noticioso
(entrega do 1o laptop ao Lula). E estava sendo "atropelada" pelas
informações que já circulavam pela internet, pelas outras TVs e as
plantadas pelos projetos "concorrentes".

A reporter destacada para cobrir o evento sempre realiza reportagens
de cunho social e fez uma avaliação bem positiva, sempre centrada no
equipamento e no uso de laptops em geral. Nada é dito sobre governo e
sobre a OLPC. Contextualizar a notícia e dar os devidos créditos nunca
foi objetivo do JN.

De resto é uma ótima reportagem. Eu é que tenho que "pegar no pé" do
jornalismo da Globo mesmo (na esperança que ele não se torne exemplo a
ser ensinado na sala de aula).

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM607884-7823-CRIANCAS+TESTAM+COMPUTADOR+PORTATIL,00.html

--
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
jaimebalb at gmail.com