[OLPC Brasil] O laptop OLPC vai acabar com a telefonia?

Adriano Ferreira adriano at sssinformatica.com.br
Sun Dec 24 00:12:47 EST 2006

Rodrigo, ao invés de encaminhar o material direto pra mim com um título um tanto constrangedor: "prá vc entender o projeto e não sair falando bobagem." poderia ter compatilhado com o resto da lista, pois certamente seria de grande proveito para muitos.

Bons conceitos... Boas explicações para redes mesh... Muito interessante a visão de que o XO será muito mais que um simples celular limitado a fazer download de conteúdo, e sim uma forma, dentre muitas outras, de viabilizar o upload de conteúdo criado nos mais variados confins desse nosso mundinho, e nos questiona de que lado estaremos daqui a 30 anos quando nossos netos nos questionarem à respeito... Muito interessante. em "Upload.doc"

No documento "OLPC_learning_vision_final_last.doc" é citado "Provides mesh-networking capabilities to provide high-bandwidth wireless connectivity to connect home, school and community—the whole community connects to itself and the world;"   (...) a comunidade se conecta entre si e ao mundo... Pergunto: de que país estamos falando? Brasil?

Em "The_New_Age_of_Wireless_port.doc" o autor fala com bastante propriedade sobre o aproveitamento completo de todos os espéctros da radiodifusão, permitindo usar o que era "efeito colateral" em proveito de novas funcionalidades.

Porém tudo isso se considerarmos uma comunidade recheada de XOs prá todo lado, onde uns "ajudariam" os outros a se conectarem. Tudo muito bom, tudo muito perfeito, mas quanto tempo acha que isso será uma realidade no Brasil?

Leia esse trecho aqui: "(...) one common type of architecture for a mobile mesh network includes multiple fixed base stations with "cut through" high-bandwidth terrestrial links that will provide gateways to services, wired parts of the Internet and other fixed base stations. The "cut through" bandwidth of the base station infrastructure must be substantial for the network to operate effectively. (...)" extraído de "http://en.wikipedia.org/wiki/Wireless_mesh_network".   Quem proverá os "terrestrial links" para prover gateways eficientes para que a rede mesh possa operar de modo efetivo?

PS: não sou contra o projeto, ok?

Abraços,
__
Adriano Ferreira