[OLPC Brasil] Política e o OLPC

Info-educativa info-educativa at melhorart.com
Tue Dec 19 19:43:24 EST 2006

Oi, Jenny!

Mande de novo este posta para a lista. Ela, automaticamente, manda as
respostas para o remetente original, não para a lista.

[]s

On 12/19/06, * Info-educativa* <info-educativa at melhorart.com
<mailto:info-educativa at melhorart.com>> wrote:

        Muito bem colocado! Gostaria de saber o que vocês acham sobre as
    atividades desenvolvidas em Betalogo e com programas como o HotPotatoes.
    Pergunto porque estou desenvolvendo algumas atividades com estes e
    estamos obtendo ótimos resultados, além das criações de blogs
    educativos. os projetos conteudistas como você bem colocou, num primeiro
    momento poderão até surgir, mas pelo que tenho observado, a pespectiva
    construtivista tem sido muito bem implantada pela maioria dos
    professores que estão ingressando na área e trabalhando com a
    informática em qualquer situação: ou com laptops e computadores
    possantes ou mesmo com boas e velhas "sucatas".
    Jenny Horta

    José Antonio escreveu:
> [...]
     > José Luiz de Maio de Aquino, assessor especial da Presidência da
     > República, presente ao encontro entre Intel e imprensa nesta manhã.
     > Ele tem dúvidas, por exemplo, sobre a segurança dos equipamentos em
     > regiões de altos índices de criminalidade, no caso de os alunos
     > decidirem levá-los para casa, por exemplo."
     >
     > "Segundo ele, o governo Lula adotou, para o segundo mandato, o
    projeto
     > UCA - Um Computador por Aluno, mas ainda não definiu como será o
     > modelo. O projeto tem três pilares, de acordo com o assessor:
    promover
> [...]
     > estariam se referindo aos programadores brasileiros de ponta que
     > participam do OLPC). O governo já conversou diretamente com
     > fabricantes, mas a ABINEE ficou de fora, enciumada. Não ficará por
     > muito tempo, já que financia uma agência do governo escalada para
     > avaliar os laptops, através de uma fundação junto com a Assespro.
     >
     > Em função de notícias, cálculos preliminares e conhecimento de nossa
     > situação fiscal, parece que um equipamento fabricado no país será
    mais
     > caro e consumirá mais energia, encarecendo ainda mais o processo.
    Para
> [...]
     > "desempenho" significa ciclos de clock por energia gasta, além de
     > tecnologia menos informaticamente consumista.
     >
     > Também se terá que analisar o uso da máquina no contexto do projeto
     > pedagógico em que foi pensada. E, neste caso, maquininhas sem projeto
     > pedagógico, ou projeto conteudista (livros digitais, busca pela
     > internet), terão desvantagens.
     >
     > E aí entram os professores. O ano dos testes será 2007, possivelmente
     > o segundo semestre. Professores terão somente um semestre para
     > desenvolver materiais e atividades com as maquininhas em testes.
    Qual

    <mailto:joseantoniorocha at gmail.com>
     > <mailto: joseantoniorocha at gmail.com
    <mailto:joseantoniorocha at gmail.com>>