[OLPC Brasil] Informações sobre projeto Plurall foram sonegadas pelo G1

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Tue Dec 12 05:56:42 EST 2006

Depois de ler sobre o projeto Plurall, fiquei com a pulga atrás da
orelha, porque sou jornalista e sei como se "manipulam"
(conscientemente ou não, com terceiras intenções ou não) as
informações na imprensa. Pelo site, o projeto parece bem sério e
embasado. Dito e feito:

Escrevi para o Ricardo Prado Schneider, responsável pelo projeto:

On Dec 12, 2006, at 07:38 , José Antonio wrote:

> Olá, amigo!
>
> Gostaria de saber de mais detalhes sobre o projeto plural. Por
> exemplo, qual o projeto pedagógico por trás do Plurall, e se o que
> você falou ao portal G1 foram realmente palavras suas.
>
> http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1383381-6174,00.html
>
> É que várias iniciativas como esta ou como o PC Cowboy estão sendo
> usadas, fora de contexto, contra o projeto OLPC. A trama foi urdida
> pelas organizações Globo, Abril, Folha de São Paulo, Estado de São
> Paulo e Fiesp, conforme denunciou Paulo Henrique Amorim em palestra na
> [...]

E recebi a resposta:

José Antônio,

De fato, na matéria não está um trecho em que eu discuto vantagens do
projeto OLPC, com isso outros comentários que fiz ficaram fora de
contexto e a nossa posição de colocar o Plurall como alternativa fica
parecendo mais uma crítica direta ao OLPC.

Você pode me explicar mais sobre essa colocação do Paulo Amorim?
Sabendo mais disso posso tomar cuidados bem maiores com a forma com
que nos colocamos publicamente.

Sobre questões de apropriação tecnológica (incluindo questões
pedagógicas), a Liliane Leroux (em CC) pode comentar mais.

Ressalto que a missão da Movimentos em Rede é fortalecer as
articulações em rede dos movimentos populares e organizações sociais.
O Plurall é, do ponto de vista da Em Rede, um meio de ampliar as
possibilidades de acesso a Internet (como ambiente de expressão e
colaboração para esses movimentos e organizações).

Nesse sentido o OLPC é também um projeto interessante do nosso ponto
de vista.

Gostaria de saber mais sobre a sua atuação nessa área também.

Abraços,
Ricardo Prado Schneider

Recomendo, então, uma leitura mais embasada do projeto Plurall, que me
pareceu muito bom.

--
nome: "José Antonio Meira da Rocha"  tratamento: "Prof. MS."
atividade: "Consultoria e treinamento em mídia impressa e online"
googletalk: email: joseantoniorocha at gmail.com
site: http://meiradarocha.jor.br ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"