Re: [Argentina] Re: La publicidad en la educación

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Thu Mar 8 15:10:18 EST 2007

Aí já é demais! Jeje!

Em geral, a publicidade comercial é vista como vilã até pelos
publicitários, que seguidamente a defendem como um mal necessário.

No entanto, uma de suas funções escondidas é como versão moderna da
"conversa de vendedor".

Ora, o comércio tem uma importante função nas sociedades. Quando as
tribos passaram a trocar mercadorias em vez de trocar flechadas, aí
começou a surgir a civilização.

Tão importante é o comércio, que em muitos lugares (notadamente no
oriente médio e em países de tradição árabe) é uma verdadeira ofensa
não discutir preço.

Para quê discutir preço? Entre outros motivos, para que o vendedor
tenha oportunidade de soltar a "conversa de vendedor", mostrando sua
habilidade na profissão de mercador.

Também para criar laços sociais com o cliente. É um ritual de trocas
humanas. A publicidade representaria só a versão moderna deste ritual.

O comprador sabe que a conversa do vendedor é uma "conversa de
vendedor", mas, mesmo assim, escuta a conversa, talvez por uma
necessidade de se convencer de que está fazendo um bom negócio.

O perigo está quando o comprador não percebe a "conversa". É o caso de
merchandise disfarçado, como parece ser o exemplo das lições
patrocinadas.

Uma coisa são os anúncios Adsense do Google, com o aviso explícito de
que são anúncios. Outra coisa, potencialmente mais prejudicial, é a
publicidade disfarçada.