[Sur] Fwd: [Sbc-l] Ambiente de programação com ênfase para softwares educativos.

Carlos mauro unimauro en gmail.com
Mie Ene 27 15:00:32 EST 2010

---------- Forwarded message ----------
From: Seiji Isotani <isotani en acm.org>
Date: 2010/1/27
Subject: Re: [Sbc-l] Ambiente de programação com ênfase para softwares
educativos.
To: Carolina Oliveira <carolyneoliveira en gmail.com>
Cc: Giancarlo Guizzardi <gguizzardi en inf.ufes.br>, sbc-l en sbc.org.br

Ola Caroline,

Os programas mais usados aqui na terrinha do tio Sam são:

Alice
http://www.alice.org/

Scratch
http://scratch.mit.edu/

O Alice é mais utilizado por Jovens enquanto o Scratch é mais utilizado por
crianças. Livros, apostilas e tutoriais sobre como aprender programação
utilizando estes softwares educativos estão disponíveis na Internet ou em
qualquer livraria (como a Amazon ou a Livraria Cultura).

Outro ambiente para ensino de programação é o BlueJ
http://www.bluej.org/que é utilizado especificamente para aprender o
paradigma de orientação a
objeto.

Boa sorte,
Seiji

--
Seiji Isotani, Ph.D.
Human-Computer Interaction Institute

2010/1/27 Carolina Oliveira <carolyneoliveira en gmail.com>

> Bom dia pessoal,
>
> Eu sou nova nesta lista mais estou adorando fazer parte da mesma. Meu nome
> é Carolina Oliveira eu sou analista de sistema de formação e estou acabando
> um mestrado em engenharia de produção voltando para área de Complexidade e
> Educação.
>
> Porém vou fazer um concurso para professor em uma universidade e um dos
> tópicos é o: *Ambiente de programação com ênfase para softwares educativos
> *. Ai como estou fora da área de informática deste de 2006 estou tendo uma
> [...]

http://forpapers.blogspot.com/
http://unimauro.blogspot.com/
Creemos en el amor de los Seres Humanos
Carlos Mauro Cárdenas Fernández