[OLPC Brasil] Campinas recebe 520 XOs em doação da OLPC

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Sat Mar 20 15:55:08 EDT 2010

Curioso... Essa eu não sabia. E olha que é no "quintal" de minha casa
e até saiu no jornal da universidade na qual me formei.

Eles dizem que estão contratando estudantes e professores de dentro da
universidade, há até um telefone disponível para contato
(19-3521-7350). Vou tentar contato, mas apesar do Prof. Valente ser
pessoalmente simpático, ele costuma também ser academicamente muito
fechado. Meus contatos anteriores com ele dentro do UCA nunca renderam
nada, felizmente não dependo disso para meus trabalhos.

Lápis, caderno e laptop
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2010/03/05/lapis-caderno-e-laptop

O movimento One Laptop per Child (OLPC – Um Computador por Criança, em
português) está chegando a Campinas, por meio de uma parceria com o
Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp. Um lote
de 520 computadores portáteis doados pelo OLPC acaba de desembarcar na
Universidade, para posterior entrega aos alunos da Escola Municipal
Padre Emílio Miotti, localizada na Vila União, periferia de Campinas.
De acordo com o professor José Armando Valente, pesquisador do Nied,
os estudantes deverão utilizar as máquinas em sala de aula no segundo
semestre deste ano. “No primeiro semestre, vamos acompanhar a
instalação da estrutura necessária à operação dos laptops e formar
professores e alunos para trabalhar com os equipamentos.
Posteriormente, vamos verificar quais os impactos dessa tecnologia do
ponto de vista pedagógico”, informa.

Valente explica que, neste momento, os laptops estão sendo
patrimoniados e em seguida serão cedidos em comodato à Padre Emílio
Miotti. Simultaneamente, a escola está promovendo uma reforma física e
providenciando a instalação da estrutura necessária (rede elétrica e
wireless) para a operação dos computadores. “O passo seguinte será
preparar professores e estudantes para trabalhar com os equipamentos.
Vamos treiná-los em conjunto, pois entendemos que uns têm muito a
aprender com os outros. Assim que as máquinas estiverem sendo
utilizadas em sala de aula, vamos acompanhar as mudanças que essa
tecnologia trará para as atividades pedagógicas, por meio de um
projeto financiado pelo CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico]”, detalha o pesquisador do Nied.

(...)

O pesquisador do Nied acrescenta que o processo de acompanhamento dos
impactos do uso do computador em sala de aula exigirá um grande
esforço por parte do Núcleo. “Vamos precisar de um número elevado de
pessoas para desenvolver diversas atividades. Nesse aspecto,
gostaríamos de convidar professores e alunos de diferentes áreas da
Unicamp para se juntarem ao projeto. Graças ao financiamento do CNPq,
temos como fornecer bolsas a parte dos interessados”, avisa. O contato
pode ser feito pelo telefone 19-3521-7350. Valente destaca, ainda, a
importância do apoio fornecido pela Prefeitura de Campinas para o
desenvolvimento das ações. “A Secretaria Municipal de Cultura está
empenhada em nos oferecer as melhores condições possíveis para a
realização do nosso trabalho”, completa.

(...)

Jaime Balbino
Learning Designer
Consultor em Automação do Ensino